Destaque

A atuação do Enfermeiro na Auditoria em Saúde

Por Taísa Naila Segateli e Nelson Castanheira.

A auditoria em saúde é um método de avaliar criteriosamente os serviços prestados pelos profissionais das equipes multidisciplinares, no âmbito hospitalar e da atenção domiciliar.

A atuação do profissional enfermeiro é de suma importância nos ambientes administrativos dos setores de saúde, pois o enfermeiro especializado e com experiência está apto a ler e compreender todo o serviço da equipe de enfermagem, como todos os cuidados prestados, as medicações e os procedimentos realizados nos pacientes.

O seu papel frente às correções da equipe de enfermagem está dentre as cobranças da não checagem das medicações, não anotações dos serviços prestados e falta de informações necessárias.

A atuação do enfermeiro na auditoria revela a busca de uma assistência registrada e com organização, bem como do atendimento com qualidade, apresentando nos registros uma assistência fidedigna e sem omissões.

As instituições de saúde com coparticipação dos profissionais auditores vêm atender as necessidades no controle orçamentário, gastos com materiais e medicamentos de alto custo, investimentos envolvidos no processo assistencial.

A auditoria é um ramo da contabilidade e atualmente a sua utilização está presente em uma variedade de profissões, como na área da saúde e, especificadamente no ramo da enfermagem, tem-se notado o seu crescimento e uma extrema necessidade das instituições de saúde para com esses profissionais, somando o profissional enfermeiro auditor que realiza a auditoria dos processos de enfermagem, e o profissional médico auditor que audita os processos médicos.

A auditoria hospitalar surgiu com o objetivo de avaliar a eficácia e a efetividade dos processos nas diversas áreas de um determinado hospital, averiguar os serviços disponibilizados realizando o controle da sua qualidade e o cumprimento das normas e leis estabelecidas.

É uma forma de controlar e informar à gestão administrativa hospitalar sobre a eficiência, a eficácia e as falhas cometidas nos processos operacionais, tendo como objetivo apontar sugestões e soluções para os empecilhos surgidos. A finalidade educacional tem como visão melhorias na qualidade dos cuidados de enfermagem prestados e registrados.

É também uma importante ferramenta para mensurar a qualidade do trabalho das equipes multidisciplinares, especificamente na equipe da enfermagem, na qual o enfermeiro auditor, no papel disciplinar, tem como objetivo apresentar dados das melhorias na assistência prestada, descrita nos registros de enfermagem.

  • Os registros que são realizados pelos profissionais da equipe de enfermagem são formalizados como uma documentação legal; as fontes destes documentos geram investigações, respaldo para os profissionais e são instrumentos de educação.
  • As suas anotações devem ser registradas com a máxima clareza possível, expressando todas as ações realizadas na assistência prestada ao paciente.
  • Os padrões dos registros de enfermagem devem estar correlacionados com o histórico do paciente, as suas prescrições, evoluções de enfermagem, relatar diariamente os registros dos sinais vitais, anotações quanto aos cuidados prestados, balanços hídricos e os sinais e sintomas apresentados.
  • As intercorrências ocorridas também devem estar especificadas nas respectivas datas, relatando os horários aproximados das respectivas intervenções realizadas.
  • Os registros realizados nos prontuários dos pacientes são verificados posteriormente, nos processos de auditoria.
  • As anotações são importante ferramenta de comunicação entre as equipes de enfermagem e as demais equipes multidisciplinares, nos registros feitos pela equipe de enfermagem deveram refletir as condições em que o paciente se encontra, bem como todas as ocorrências que aconteceram nos respectivos dias de internação ou permanência no ambiente hospitalar.
  • As evoluções dos pacientes devem ser registradas de forma clara e sucinta, evitando erros ortográficos/digitação, evitando assim a má interpretação e repetições de registros anteriormente anotadas.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: