A enfermeira nos cuidados paliativos domiciliar: PESQUISA

Estudo desenvolvido por pesquisadora da Universidade Federal do Paraná aborda os cuidados paliativos em saúde, considerados como uma filosofia do cuidar e realizados a portadores de doenças crônicas degenerativas ou doenças não transmissíveis.

Nos cuidados paliativos o enfoque é proporcionar ao paciente e seus familiares, melhor qualidade de vida, no qual o domicílio torna-se um ambiente favorável para esse cuidar.

A pesquisa buscou descrever os cuidados paliativos domiciliar realizados pela enfermeira, identificar as inter-relações existentes entre enfermeira, família e paciente nos cuidados paliativos domiciliar, bem como caracterizar os momentos significativos da participação da enfermeira nesses cuidados.

Nas abordagens a pesquisadora conclui que foi possível evidenciar a importância do enfermeiro nesta modalidade de cuidado, embora observe se tratar de serviço ainda pouco estruturado no sistema de saúde brasileiro. O enfermeiro é um dos principais personagens na assistência e atua muitas vezes de forma voluntária e com carisma na tentativa de cuidar de modo diferenciado o paciente que necessita de cuidados paliativos, bem como sua família.

 

Acesse o Estudo (Autora: ALBIMARA HEY).

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: