Classificação dos Serviços de Assistência Domiciliar – SiBCARE

Na tarde de ontem foi lançado o projeto Sistema Brasileiro de Classificação dos Serviços de Assistência Domiciliar – SiBCARE com o objetivo de estruturar um esquema de classificação com abrangência nacional das empresas prestadoras de serviços de home care de todo o país, que consolide e expresse o conhecimento dos tipos de empresas, serviços disponíveis e qualidade percebida, classificações essas desconhecidas em razão da existência de empresas ainda desconhecidas.

O lançamento do projeto aconteceu durante reunião com profissionais da saúde, participantes da rede iNurse, que analisaram a necessidade de um instrumento de referência por meio do qual as pessoas com demandas para assistência domiciliar sejam capazes de avaliar e selecionar um serviço entre as alternativas disponíveis. O grupo analisou também que um instrumento como o SiBCARE poderá ser utilizado também pelas empresas de planos de saúde, hoje principais tomadoras dos serviços de home care.

O SiBCARE é uma iniciativa do Conexão Home Care. Para o portal o mercado receberá a ideia em tom de comemoração, pois à medida que responde às expectativas de muitos prestadores, será um veículo para guiar e orientar a decisão dos pacientes na escolha por um serviço de home care. “Estamos em um bom momento para lançar um projeto dessa envergadura. O SiBCARE só vem a somar com nossos outros projetos, o próprio caderno de indicadores da assistência domiciliar, o CINDAD, poderá estar entre as fontes de informação desse  sistema de classificação.”, comentou Marcelo Souza, gestor do portal.

A criação de uma agenda de trabalho deve ser desenvolvida já nos próximos dias. A prioridade agora é a definição dos atos de constituição dos comitês que darão forma ao Sistema Brasileiro de Classificação dos Serviços de Assistência Domiciliar, depois do que os comitês estabelecerão os planos de trabalho.

Para os profissionais da rede iNurse o desafio agora é estabelecer uma agenda que defina já para 2013 os mecanismos, formas e metodologia de classificação e o início da avaliação das empresas. A expectativa do grupo é iniciar 2014 com uma nova realidade na assistência domiciliar que facilite a escolha e o conhecimento.

Da redação.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: