Como saber se sua empresa está perdendo Dinheiro

Por André Ferreira.

Ao contrário do que a maioria prefere acreditar, tempos de crise são fundamentais para a manutenção do mercado em todos os setores. Apenas em tempos de dificuldades financeiras, as empresas fortalecem suas estratégias, buscam resultados incessantemente e correm contra o tempo para cumprir seus objetivos. As crises vêm para lapidar os homens e mulheres de negócios e colocá-los em movimento.

Quando a situação começa a exigir mais esforços dos empreendedores, a primeira alternativa que surge em cada sala de reunião é: “- vamos cortar gastos”. Veja, tudo bem se essa foi a decisão que sua empresa tomou em algum momento. A questão que levantamos hoje é se você, empreendedor, cortou gastos na área certa – aquela área que pode estar te dando prejuízo e você nem sabe.

A ação mais inteligente em momentos de instabilidade econômica é fazer um levantamento realista dos seus gastos: quais estão gerando retorno, quais não, e eliminar aqueles que não deveriam nem existir no seu negócio.

A seguir alguns setores e práticas em empresas de todos os tamanhos que podem estar dando um prejuízo desconhecidos aos seus sócios e proprietários.

1 – Estoque
Descontrole de estoque pode ser algo que tira dinheiro do seu bolso sem você perceber. Às vezes, materiais de escritório e limpeza acabam sendo jogados fora por serem comprados em grande quantidade e consumidos em pouca quantidade.

Fazer compras menores para escritório e limpeza pode ajudar você a evitar o desperdício – de materiais e de dinheiro!

2 – Motivação da sua equipe
Isso vale principalmente para o seu time de vendas, mas não exclusivamente a eles. Sua equipe de cada setor será fundamental para dar forças à sua empresa. Use esse momento para aproximar-se dos seus colaboradores, ter uma relação de parceria e entender como você pode ajudá-los a trabalhar melhor.

Está mais do que comprovado que equipes motivadas com suas empresas dão resultados imensuravelmente melhores, além de colaborar com o clima do local.

3 – Atendimento ao cliente
Economizar em treinamentos para sua equipe de vendas pode ser muito arriscado nesse momento. Você precisa garantir que os clientes que surgirem serão atendidos da melhor forma possível, para que assim retornem e continuem consumindo seus produtos ou serviços, ou indiquem para outras pessoas.

Lembre-se: um cliente satisfeito é seu melhor marketing!

4 – Processos manuais
Isso vale para empresas que ainda precisam de processos mais modernizados em alguns setores, geralmente mais administrativos. Pode ser que a sua empresa ainda utilize folhas de papel para marcação de ponto dos colaboradores, ou qualquer outro tipo de processo manual. Além de não ser totalmente seguro, isso necessita de materiais que fazem seu dinheiro escoar pelo ralo. Veja, o dinheiro que você gasta com folhas ponto, impressão, canetas e carimbos é um custo que não voltará para sua empresa.

Busque alternativas digitais que solucionem e modernizem sua gestão de pessoas. Sistemas de ponto online, a exemplo de provedores como Pontomais.com.br fazem todo o trabalho de marcação de ponto, registro no sistema, gestão de colaboradores e fechamento.

5 – Falhas operacionais
Em alguns tipos de negócios, uma pequena falha operacional pode causar prejuízos consideráveis no orçamento da empresa. Mesmo que no seu negócio os prejuízos não sejam tão grandes, você precisa aprender a identificá-los e corrigi-los, buscando alternativas mais confiáveis.

Imagine que seu setor de RH calculou de forma errada as horas extras de 5 colaboradores. Você está pagando por horas não trabalhadas e não se deu conta!

Se você identificou alguma dessas falhas em sua empresa, não espere para buscar a solução adequada para você. Aplicar gestões inteligentes e reduzir gastos nas áreas corretas darão mais fôlego para sua empresa sair na frente, sempre.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: