Congresso internacional discute prevenção, detecção e tratamento de doenças associadas ao envelhecimento

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Congresso Latino-Americano da WOSAAM, que acontece de 11 a 13 de outubro, em São Paulo

A longevidade humana já é uma realidade. Levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostrou que, se em 1980, quem atingia os 60 anos esperava viver, em média, mais 16 anos; em 2010, essa expectativa subiu para 21 anos. A questão que se discute agora é a qualidade de vida para estes anos a mais. É neste cenário que mais de 500 médicos brasileiros e estrangeiros vão se reunir em São Paulo, entre 11 e 13 de outubro, para troca de experiências e discussões acerca de um conjunto multidisciplinar de soluções para prevenção, detecção precoce e reversão de doenças associadas ao envelhecimento. O megaevento, formado pelo III Congresso Latino-Americano da WOSAAM, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), VII Simpósio Internacional de Fisiologia Hormonal e Longevidade e II Workshop de Nutrição Bioquímico-Fisiológica, será realizado no Hotel Maksoud Plaza, e é destinado às diversas especialidades médicas.

Com palestrantes brasileiros e de países como França, Bélgica, Estados Unidos, Índia e Argentina, a programação do evento tem como um dos destaques o estudo Fisiopatologia da Inflamação e o Impacto na Prevenção das Doenças Cronicodegenerativas, que será apresentado pelo médico Ítalo Rachid (CRM-SP 114612), diretor-científico do Grupo Longevidade Saudável, instituição destinada à educação médica continuada, que já formou mais de 2 mil profissionais no País.

A conferência terá como foco a inflamação crônica subclínica e sua relação com doenças crônicas comuns ao envelhecimento, como as cardiovasculares, a artrite reumatóide, obesidade, câncer, esclerose múltipla, aterosclerose, diabetes, doença de Alzheimer e osteoporose. Compreender a fisiopatologia deste processo é um requisito básico e indispensável para a promoção de qualidade de vida e prevenção, pois permite elaborar planos e estratégias tanto de tratamento, quanto de prevenção das doenças relacionadas ao envelhecimento.

Outra conferência de destaque na programação é a do médico e pesquisador belga Thierry Hertoghe, presidente da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM) e da International Hormone Society (IHS). O especialista fará um seminário sobre metabologia da obesidade, tendo em sua pauta temas que vão desde o panorama da visão geral da modulação hormonal na obesidade até terapias nutricionais para perda e manutenção de peso, passando ainda pela análise de excessos ou deficiências hormonais e seus resultados para o paciente. O seminário ocupará todo o primeiro dia do Congresso, e, ao final da apresentação, o especialista vai discutir com os presentes o desfecho de casos clínicos por ele tratados.

Também estarão presentes ao III Congresso Latino-Americano da WOSAAM os médicos brasileiros Cícero Galli Coimbra (CRM-SP 55714), professor e Diretor do Laboratório de Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo; e o urologista Jorge Hallak (CRM-SP 65473), professor de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); o ginecologista norte-americano Conrad Hicks, especialista em ciclo menstrual e pós-menopausa; o ginecologista norte-americano Edward Lichten, da Wellness Center, cliníca médica localizada na cidade de Birmingham, em Michigan (EUA); e o cirurgião-plástico Daniel  Oscar Belluscio, fundador do Centro de Pesquisas de hCG Oral, na Argentina, entre outros.

As inscrições para o III Congresso Latino-Americano da WOSAAM, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), VII Simpósio Internacional de Fisiologia Hormonal e Longevidade e II Workshop de Nutrição Bioquímico-Fisiológica podem ser feitas podem ser feitas pelos telefones (85) 3064-1679 ou (85)9992-0175. Os eventos acontecem, de 11 a 13 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150, São Paulo. A programação completa pode ser acessada no site http://longevidadesaudavel.com.br/iiicongresso/. Mais informaçõespelo e-mail congresso@longevidadesaudavel.com.br.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: