Cuidado bucal em paciente acamados

Por: Dra. Thaís de Souza Rolim, cirurgiã-dentista e colunista do Conexão Home Care.

 

As infecções de origem bucal desempenham um importante papel na rotina odontológica, devido ao risco de disseminação e as graves complicações que podem gerar no organismo.

As infecções que acometem a cavidade oral podem ser divididas em:

  • não odontogênicas: infecção da mucosa bucal, glândulas salivares, língua, e outros
  • odontogênicas: cáries, pulpites, gengivite, periodontite, abscesso periapical e outros

As infecções bucais pode agravar o estado geral do paciente, como no caso de pacientes que apresentam doenças como Diabete Mellitus, Cardiopatas, imunossuprimidos, oncológico entre outros, como por exemplo a presença de uma doença periodontal avançada, pode aumentar o índice de glicemia em um paciente diabético.

Outro caso muito importante são os cardiopatas, como no caso de doentes que apresentam alteração na válvula cardíaca, uma infecção de origem bucal pode causar Endocardite Infecciosa, podendo levar à septicemia e até a óbito.

Em pacientes que se apresentam acamados, o cuidado na higiene oral é de extrema importância, pois além da infecção local, pode levar a uma pneumonia aspirativa, devido as bactérias da boca. A higiene inicia-se em todos os dentes na mucosa e na língua e no caso do uso de próteses também é muito importante higienizá-las, pois uma prótese antiga e mal higienizada pode causar candidíase oral, que é também uma infecção fúngica de fácil tratamento.

No caso de pacientes que devido sua doença e a pouca colaboração do mesmo (como Doença de Alzheimer, Parkson, ou sequela de outras doenças) a higienização realizada pelo cuidador não é de fácil manuseio, por isso é de grande importância uma visita constante do dentista para prevenir e tratar da saúde oral, pois muitas vezes uma infecção, uma febre, pode ser de origem bucal.

.

Dra. Thaís de Souza Rolim é Cirurgiã-dentista (CRO 76.422), pós-graduada em pacientes com necessidades especiais pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP). Contatos: thais@dentistahomecare.com.br e www.dentistahomecare.com.br

 

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: