Curso na área de saúde e acreditação

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo no Brasil da Joint Commission International (JCI), organização que atua mundialmente na área da qualidade e segurança em saúde, está oferecendo um novo curso para profissionais de saúde: a pós-graduação em terapia infusional. As inscrições estão abertas até novembro. Até essa data também podem ser feitas inscrições para o MBA em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação. Abaixo, as informações de cada curso.

 

Inédito no Rio e o segundo no país, CBA oferece curso de terapia infusional

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) está lançando um curso inédito no Rio de Janeiro: a pós-graduação emTerapia Infusional e Acessos Vasculares com Foco na Qualidade e Segurança do Paciente.

Destinado a médicos, enfermeiros e farmacêuticos, o curso tem como objetivo levar o especialista a optar pelos melhores procedimentos, dispositivos e vias de acessos vasculares, promovendo qualidade e segurança na prestação do cuidado ao paciente, evitando eventos adversos, especialmente as infecções relacionadas à corrente sanguínea.

“A proposta do curso surgiu por meio de observação durante os processos de preparação para acreditação nos hospitais que visitamos. Verificamos que há pontos de melhorias a serem implementados com treinamento e aperfeiçoamento entre os profissionais da área. Como esse campo tem relação direta com a segurança do paciente, resolvemos oferecer este curso”, explica Rosangela Boigues, coordenadora de ensino do CBA.

Com 410 horas/aula e 16 meses de duração, o curso é oferecido em parceria com a Unisuam. Entre as disciplinas oferecidas estão: Aspectos Históricos, Éticos e Legislação em Terapia Intravenosa; Bases Histo-anátomo-fisiológicas da Rede Venosa e da Pele; Tecnologias e Melhores Práticas Assistenciais; Farmácia Clínica; Manejo de Soluções Parenterais: Medicamentos e Nutrição Parenteral; Gerenciamento de Resíduos Hospitalares-Medicamentos; Gestão da Qualidade e Custos Assistenciais em Farmácia; Manejo de Hemoderivados na Prática Assistencial; Prevenção e Controle de Infecção em TIV, entre outras.

A pós-graduação, que terá ainda com capacitação e visita técnica, é coordenada por Rosângela Boigues (graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes, com especialização em Gestão do Ambiente e Segurança em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde pela Unirio e mestrado em Avaliação pela Fundação Cesgranrio) e por Rosângela Amorim (Enfermeira com especialização em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva e em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, além de mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aperfeiçoamento em Especialização em Cirurgia Cardíaca pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

 

Especialização prepara profissionais para gerenciar instituições de saúde 

Gerenciar serviços de saúde exige conhecimentos específicos, já que a constante introdução de novas tecnologias, novos processos e especializações determinam a complexidade das atividades e os custos nas instituições de saúde, isso sem falar na multiplicidade de ofertas do mercado. Para capacitar profissionais de saúde, de instituições públicas e privadas, a atuar nessa área, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) está oferecendo o MBA – Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação.

O MBA tem como proposta capacitar gestores e profissionais de saúde para o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos assistenciais e gerenciais, contribuindo na formação dos quadros gerenciais das instituições. “Queremos promover a melhoria da qualidade do cuidado aos pacientes nos hospitais e demais serviços de saúde, por intermédio da implementação de um processo de acreditação”, diz Rosângela Boigues, Coordenadora de Ensino do CBA. Para tal, o curso aborda os conceitos, princípios e ferramentas da Qualidade, visando sua utilização no aprimoramento das ações assistenciais e gerenciais desenvolvidas nos serviços de saúde.

A especialização terá duração de 13 meses, carga horária total de 464h e conteúdo programático extenso que abrangerá desde Qualidade aplicada às instituições de saúde, passando pelo Gerenciamento da Informação e do Ambiente, até Direitos dos Pacientes e Familiares.

As disciplinas oferecidas, a ficha de inscrição e demais informações do curso pode ser encontrada no site www.cbacred.org.br/site/mba/.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: