Health by Conexão Home Care
Image default
Destaque

Entrevista: CONSAD traz a Atenção Domiciliar para o debate

Conversamos com a Presidente do 2º CONSAD, Dra. Christina Ribeiro, e conhecemos um pouco mais sobre o que o mercado e os participantes podem esperar da segunda edição do Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar, que acontece nos dias 13 e 14/07 em Salvador. Com uma programação que permeia praticamente a maioria dos aspectos da Atenção Domiciliar o evento se consolida como agenda obrigatória dos players e partes interessadas no segmento. Confira:

 

CHC: Qual é a proposta do CONSAD Saúde?

Dra. Cristina Ribeiro: A proposta é ser um espaço multiprofissional interativo e inovador nas áreas assistencial e de gestão da Atenção Domiciliar, através de apresentação e discussão de temas relevantes, que necessitam de aprofundamento e encaminhamento de consensos para o avanço e fortalecimento da modalidade no país.


CHC: Frente aos atuais desafios que circundam a Atenção Domiciliar, como a Dra. avalia que o Consad Saúde pode contribuir com todas as partes interessadas?

Dra. Cristina Ribeiro: Trazendo para os diferentes espaços do evento, programação cientifica, sessão de pôsteres, exposição de serviços, produtos e negócios, enfoques variados e pertinentes ao interesse de seu público alvo. Em 2017 o Tema Central do Consad, “Sustentabilidade para as Boas Práticas e Desfechos da Atenção Domiciliar”, abre espaço para o debate sobre qualidade e resultados da atenção, experiências públicas e privadas, aspectos teóricos e práticos, nós críticos e soluções entre os diferentes enfoques estratégicos da modalidade.


CHC: O que os participantes podem esperar de novidades em termos de conteúdo e discussões no 2º Consad?

Dra. Cristina Ribeiro: Informações detalhadas sobre o Programa Idoso Bem Cuidado da Agencia Nacional de Saúde – ANS, Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde, um dia todo com diferentes abordagens sobre Cuidados Paliativos, com profissionais especializados de diferentes Serviços, atualização sobre as principais técnicas e procedimentos realizados em domicílio, aspectos relacionados com o engajamento do cuidador, novas tecnologias e uma trilha voltada para as diferentes perspectivas da gestão, segundo a metodologia do planejamento estratégico – Balanced Scorecard.


CHC: A Dra. poderia comentar uma ou mais inovações tecnológicas e soluções de gestão que devem ser apresentadas na Expo Feira?

Dra. Cristina Ribeiro: Entre as inovações tecnológicas traremos novos equipamentos, produtos e materiais para assistência e maior segurança do paciente, simulação de um quarto ideal para Internação Domiciliar, Sistemas de Informação, conexão e otimização de serviços, telemedicina, tele monitoramento, Stands de Empresas de Home Care, expondo seus serviços e diferenciais, entre outros produtos de diferentes patrocinadores e apoiadores do Congresso.


CHC: Hoje qual é o maior desafio da Atenção Domiciliar? Em qual painel esse assunto será discutido?

Dra. Cristina Ribeiro: Os maiores desafios passam pela sustentabilidade técnica, através das boas práticas e desfechos, administrativa, financeira e jurídica da Atenção Domiciliar. Estes diferentes aspectos estão distribuídos nas três Trilhas da Programação Científica do Consad: Trilha 1 – Modalidades Sustentáveis de Atenção, Trilha 2 –  Procedimentos Especializados –  Boas Práticas e Desfechos e na Trilha 3 –  Gestão Estratégica da Atenção Domiciliar na Perspectiva do Balanced Scorecard BSC – temas: Acreditação, Relações Trabalhistas, Engajamento profissional, Protocolos, Processos, Receita, Custos, Preço, Produtividade, além de abordagem sobre Judicializacão e as Perspectivas de crescimento da Atenção Domiciliar na atual situação sócio econômica do país.


CHC: Entre as partes interessadas na Assistência temos o paciente, como ele será representado no Congresso?

Dra. Cristina Ribeiro: Como o personagem alvo da assistência, receptor passivo e ativo, dentro de suas necessidades e possibilidades, de cuidados multiprofissionais, integrados, humanizados, otimizados, customizados, com respeito a seus valores, sua experiência, grau de satisfação, segurança e evolução ou desfecho.


CHC: Acerca dos trabalhos científicos e cases, qual é a sua dica para quem pretende se inscrever?

Dra. Cristina Ribeiro: Que atentem para o prazo limite de recebimento dos trabalhos – 22/06, os conteúdos deverão estar alinhados ao tema central do Consad,  que tenham consciência do quanto é importante relatar seus estudos e experiências dentro da modalidade de Atenção Domiciliar, uma área que ainda é carente de registros, publicações acadêmicas e divulgação de experiências exitosas. A sessão de pôsteres também é um ótimo espaço para benchmarking entre profissionais e serviços.


CHC: Qual é a mensagem que o 2º Consad Saúde deseja deixar para o mercado?

Dra. Cristina Ribeiro: O Consad tem como missão ser um evento atrativo para os diferentes players do mercado da atenção domiciliar, buscando retratar o momento atual, as questões de maior relevância da modalidade, com espaço para participação expressiva de todas as categorias profissionais, serviços e tecnologias, traduzindo demandas da área e procurando fundamentar discussões e demonstrar os avanços através de encaminhamento de consensos e soluções. Penso que o mercado de Atenção Domiciliar deve se apropriar e fortalecer cada vez mais seu espaço nas edições do Consad.


 

Dra. Christina Ribeiro – Médica com Mestrado, Doutorado e MBA em Gestão Executiva de Serviços de Saúde – Atenção Domiciliar e Gerenciamento de Pacientes com Doenças e Condições Crônicas. Presidente do 2º Consad.

Outras informações e inscrições para o evento acesse: http://www.consadsaude.com.br/

Related posts

Sustentabilidade em saúde

Conexão Home Care

Vacine-se contra gripe e fique imunizado contra a H1N1

SIBRAD: Troca de experiências e alinhamento de conceitos. De olho no Futuro

Conexão Home Care

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade