Estudo Anvisa sobre HM

A higienização das mãos é o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde. Essa informação é divulgada pela Anvisa, que lançou, em março desde ano, o Relatório sobre Autoavaliação para Higiene das Mãos (HM).

O documento mostra que 70% dos estabelecimentos de assistência à saúde dispõem de orçamento exclusivo para a aquisição contínua de produtos para higienização das mãos e 75% possuem sistema de auditorias para acompanhar a presença destes produtos nos locais adequados. Dos 901 estabelecimentos que responderam, 67% têm 1 lavatório para cada 10 leitos e 1 para cada UTI.

Em 70% dos estabelecimentos há cartazes com explicações sobre HM. Mas a Anvisa avalia que ainda é necessário um grande esforço para engajar profissionais, pois em 66% dos pesquisados não existe um sistema de observadores para verificar a adesão à higienização. A maioria, 68%, não conta com orçamento específico para treinamento sobre o tema.

Outro problema é que em 77% dos estabelecimentos o profissional de saúde não tem retorno sobre a adesão à higienização das mãos. “Seria importante essa devolutiva para o profissional perceber que sua prática está sendo monitorada e assim ter estímulo para continuar e aperfeiçoar a higienização das mãos”, diz Magda Costa, gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa.

E as empresas de home care, como será que elas estão preparando suas equipes sobre o tema?

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

%d bloggers like this: