Hospital São Vicente de Paulo promove curso gratuito sobre Emergências Clínicas

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca (RJ), está promovendo curso gratuito sobre Emergências Clínicas, nos meses de agosto e setembro, para médicos e estudantes de Medicina.

Em formato de sessão clínica, o próximo evento abordará as doenças cardiovasculares que, segundo o Ministério da Saúde, são as que mais matam no mundo. Dados do Ministério revelam que o infarto agudo do miocárdio atinge mais de 300 mil pessoas por ano e faz aproximadamente 80 mil vítimas fatais, representando um óbito a cada 5 minutos.

Marcado para o dia 11 de agosto, às 19h, as palestras Síndromes Coronarianas Agudas e Arritmias Cardíacas, objetiva informar médicos e estudantes sobre a importância do rápido atendimento para reversão do estado de saúde do paciente. “Cerca de 40% das pessoas que sofrem infarto, morrem antes mesmo de chegar ao hospital. Quanto mais ágil for o atendimento, mais chances o paciente terá de sobreviver”, adverte o palestrante Cyro Vargues, que é presidente do Centro de Estudos, chefe do serviço de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica do HSVP e membro-titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica.

Chefe do serviço de Arritmia do HSVP, Claudio Munhoz reforça a importância do atendimento de emergência em casos de arritmias cardíacas, complicações frequentes no dia a dia dos hospitais. “Elas podem ou não ter uma gravidade significativa. Por esse motivo é importante que o médico esteja preparado para atender o paciente e agir de forma rápida nesta situação”, destaca Munhoz, que é especialista em Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, e em Eletrofisiologia, pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). E convida: “Durante a palestra apresentaremos estudos de casos e discutiremos sobre as abordagens”.

As palestras fazem parte do curso de Emergências Clínicas, que ainda prevê encontros nos dias 13 de agosto sobre Insuficiência Cardíaca Descompensada e Choque Tromboembolismo Pulmonar; 8 de setembro sobre Distúrbios Metabólicos/Hidroeletrolíticos e Sepse-Emergências; e 10 de setembro sobre Emergências Urológicas e Fratura do Colo de Fêmur.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (21) 2563-2147 ou pelo e-mail comunicacao@hsvp.org.br. O evento será realizado no Centro de Convenções Irmã Mathilde, na sede do HSVP, que está localizado na rua Dr. Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro.

Vagas limitadas!

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: