Destaque

Inquérito Brasileiro de Terapia Nutricional Domiciliar

A nutrição adequada é essencial para qualidade de vida e para a saúde, por reduzir morbimortalidade, dias de hospitalização e os custos totais com saúde.

Em 2016, com o objetivo de conhecer as práticas de Terapia Nutricional Domiciliar (TND) , a Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral – BRASPEN-SBNPE, formou o Comitê Multiprofissional de Assistência Nutricional Domiciliar (CAND) e realizou o primeiro inquérito brasileiro sobre o estado atual da terapia nutricional domiciliar.

Este primeiro estudo reuniu a participação de mais de 500 respondentes, de diferentes profissões, em todo Brasil, tendo contado com profissionais atuantes no setor público (programa Melhor em Casa) e na saúde suplementar.

Dentre as respostas, se destacou o atendimento a idosos com diagnóstico neurológico e tendência a ter cada vez mais outros diagnósticos como câncer, por exemplo. Na pratica da Atenção Domiciliar (AD) o uso de nutrição enteral é importante e pouco ainda se tem de nutrição parenteral e suplementação oral domiciliar.

Entre as conclusões do primeiro inquérito ficou evidente que são poucas as informações existentes na literatura, principalmente de dados brasileiros sobre a Atenção Domiciliar (AD) como um todo, mas principalmente relacionado à TND. Nos dados coletados no inquérito ficou demonstrada a importância do desenvolvimento de pesquisas na área, bem como a necessidade de normatização mais firme para a prática de TND a fim de nortear o caminho dos serviços de saúde e melhorar a prática.

O estudo completo do primeiro Inquérito brasileiro sobre o estado atual da terapia nutricional domiciliar está disponível no link http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2017/11/04-AO-Inquerito-brasileiro.pdf

A partir das conclusões do primeiro inquérito o Comitê Multiprofissional de Assistência Nutricional Domiciliar elaborou Diretrizes de Terapia Nutricional Domiciliar buscando garantir a boa pratica desta intervenção ao paciente em casa.

 


PARTICIPE: Segundo Inquérito Terapia Nutricional Domiciliar (TND) 2018

A edição 2018 do inquérito de TND, que já está disponível para participação, foi reformulada e conta com nova estrutura de questões. Nesta edição o questionário busca abranger mais profissionais atuantes diretamente na Atenção Domiciliar e profissionais membros de equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN)

Esta edição 2018 também fará parte do inquérito Latino-americano que os organizadores estão realizando em conjunto a Federação Latino-americana de Terapia Nutricional, contribuindo ainda mais para a consolidação de um trabalho que visa aperfeiçoar as práticas da TND.

Os profissionais da saúde, em especial aqueles que atuam com Home Care estão convidados a participarem do Inquérito 2018, respondendo o questionário disponível no link a seguir. Participe e contribua para essa construção.

 

Acesse agora. https://pt.surveymonkey.com/r/RQR97LM

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: