O cuidado domiciliar em diferentes países na Europa

Estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (2008), sob a coordenação da Università Commerciale Luigi Bocconi (França) aborda as tendências demográficas, epidemiológicas, sociais e culturais em países europeus que estão mudando os padrões tradicionais dos cuidados em saúde.

Intitulado Home Care na Europa, o relatório conclui que nas próximas décadas deverão aumentar as taxas das pessoas dependentes de cuidados em casa, idosos e portadores de doenças não transmissíveis. O novo perfil de formação das famílias e a urbanização também levarão a falhas nos cuidados de idosos e a membros da família com deficiências. Estas mudanças de necessidades e na estrutura social vão requer uma abordagem diferente para a política e para os serviços de saúde como um todo, pois uma abordagem orientada para a doença, por si só, já não é adequado.

Uma resposta a estas questões podem estar nos cuidados em casa, uma abordagem sustentável para evitar a desnecessária institucionalização do quadro agudo ou a longo prazo, mantendo os indivíduos em sua casa e na comunidade o maior tempo possível. A inovação tecnológica juntamente com formas de organização de prestação de serviços podem representar uma solução viável para o desenvolvimento de cuidados domiciliários na Europa desde que os sistemas de cuidados de saúde aumentem ainda mais a integração e coordenação.

Esta publicação faz parte do trabalho do Escritório Regional da OMS para a Europa para apresentar provas para elaboração de políticas de saúde e decisões de forma clara e compreensível. Isto explica porque a saúde e os serviços sociais devem fornecer alta qualidade, direcionados aos cuidados domiciliários para pessoas com deficiência e idosos. Ele fornece evidência para a efetividade dos cuidados em casa, mostra como eles podem ser melhorada.

A publicação também explora os variados contextos culturais e de cuidados em diferentes países e revela como educar profissionais e o público sobre estas questões. De maneira geral pretende ampliar a consciência, estimular o debate e promover a ação.

Clique e leia na íntegra o Relatório Home Care in Europe

 

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: