Paixão por moedas de um centavo

Empresas que são sensíveis à gestão de custos têm mais chances de alcançar as expectativas dos clientes. Analisar mensalmente os processos que envolvem a organização, perguntando a si mesmo: “Posso ser mais eficiente? Posso poupar ainda mais os recursos dos meus clientes?”, traz ao gestor mais capacidade de entender como se desenvolve a cadeia de custos na organização.

Exemplos como a avaliação de quanto custa para um motorista dispensar um kit de materiais e medicamentos ou realizar rotas com a equipe de saúde, bem como quanto custa atender a uma reclamação ou até simplesmente colher a assinatura de pacientes em evoluções, são suficientes para demonstrar a quantidade de tempo e recursos dispensados e quanto poderia ser salvo para outro tipo de atividade acrescentando uma economia substancial ao processo e à organização.

Muitas organizações de tão envolvidas que estão no dia a dia se esquecem de dedicar tempo aos aspectos estratégicos do negócio – mais que administração – e como isto é importante para o alcance dos resultados pretendidos.

Estudar como a empresa faz negócios também ajuda ao administrador poupar dinheiro e tempo. As decisões do administrador podem até levá-lo a desenvolver ações nada baratas, mas que por fim reflitam em investimentos focado nos resultados de médio e longo prazos.

Olhar para os pares nem sempre representa a identificação de diferenciais para a empresa. Por outro lado, enxergar como organizações de segmentos diversos executam os processos semelhantes – logística, compras, vendas e atendimento por exemplo – pode significar um passo à inovação.

Exemplo de organização que trabalha orientada para os custos é a UPS (empresa de logística). Seus motoristas rodam diariamente cerca de 250 quilômetros por dia, viajando por diferentes localidades. A empresa tem um programa de rastreamento de frota, que, entre outras coisas, permite que os motoristas se comuniquem para pedir informações, um com os outros, quando necessário. Para a UPA isso poupa tempo.

A chave para o sucesso de uma empresa baseia-se na capacidade de se adaptar rapidamente para o clima de negócios inconsistentes. A organização pode ter que reduzir o tamanho, pode ter que mudar, mas não vai sair do negócio.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: