Pesquisa avalia satisfação de pacientes que usam CPAP’s e BIPAP’S

A pressão positiva contínua nas vias aéreas (Continue Positive Airway Pressure – CPAP) tem como um dos objetivos a manutenção dos volumes pulmonares, prevenindo o colapso bronquiolar durante a expiração, estando indicada para os casos em que condições fisiopatológicas produzam hipoxemia e aumento do trabalho respiratório.

A CPAP compreende a aplicação de uma pressão positiva contínua nas fases inspiratória e expiratória durante respiração espontânea. Este método ventilatório tem ampla aplicação clínica, como no edema pulmonar cardiogênico, em neonatos com síndrome da membrana hialina, nas doenças neuromusculares, na apneia obstrutiva do sono, na melhora da oxigenação de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) entre outros distúrbios que ocasionem hipoventilação, hipoxemia e atelectasia. Seu efeito é atribuído ao aumento do volume pulmonar através do aumento da capacidade residual funcional (CRF) reduzindo o trabalho respiratório por agir como um agonista inspiratório.

Hoje é muito comum a utilização de aparelhos como CPAP’s e BIPAP’s (Positive Airway Pressure: um equipamento semelhante ao CPAP que ajuda na respiração, porém com a possibilidade de ajuste dos níveis de pressão do ar durante o uso) para tratamento de apneia obstrutiva do sono. Entretanto na avaliação da Fisioterapeuta Daniele Lopes, a aderência dos pacientes no curso do tratamento tem diminuído, à medida que ele – o paciente – não está sendo acompanhado de forma continuada e sistemática.

Esse foi uma dos temas discutidos no último congresso do sono, realizado na cidade do Rio de Janeiro, que levantou a oportunidade do desenvolvimento de estratégias e ações para acompanhar o paciente no tempo, o “ciclo de vida” do tratamento e a efetividade dos resultados oferecidos ao paciente.

Nesse caminho, no próximo dia 01/01/14, o Conexão Home Care, em parceria com uma das Fisioterapeutas especialistas em Sono e Terapia Respiratória do Brasil, Daniele Lopes, lança a pesquisa “Conversando sobre o Tratamento de Apneia do Sono”, estudo que tem como alvo os pacientes que utilizam equipamentos CPAP’s e BIPAP’s.

Dividido em blocos o principal objetivo da pesquisa é conhecer o nível de satisfação dos pacientes com o tratamento e utilização desse tipo de equipamento e de que maneira as equipes de saúde estão interagindo com o paciente no curso do tratamento. Os resultados poderá contribuir para que os profissionais médicos e fisioterapeutas entendam o desenvolvimento do tratamento pelo paciente, além de poder melhorar a qualidade de vida do usuário.

O estudo terá como parceiros profissionais que já atuam na implantação de CPAP’s e BIPAP’s de maneira a incentivarem os pacientes a participarem.

Mais informações: conexao@conexaohomecare.com

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: