Programa domiciliar reduz readmissão hospitalar de pacientes cardíacos

Um projeto piloto desenvolvido pelo Hospital Universitário de North Shore, em Manhasset, New York, está provando que é possível reduzir significativamente o risco de readmissões hospitalares para pacientes pós-cirúrgicos cardíacos.

De acordo com o estudo divulgado esta semana, 401 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca tiveram três vezes menos probabilidades de serem readmitidos ao hospital no prazo de 30 dias da alta, quando foram incluídos no programa que prevê o atendimento domiciliar pós cirúrgico.

O programa, denominado Follow Your Heart (Siga seu coração), foi realizado em 2010 e 2011 e incluía duas visitas domiciliares de uma enfermeira de cirurgia cardíaca, na primeira semana a 10 dias pós-alta, além de 01 visita de rotina ao médico cirurgião nos primeiros 10 a 14 dias, bem como o acesso à equipe assistencial e a enfermeira.

O programa Follow Your Heart foi desenvolvido tendo como objetivo proporcionar a continuidade do tratamento para os pacientes desde o ambiente hospitalar, fornecendo um gerenciamento robusto e os recursos necessários, tais como materiais, medicamentos, entre outros, bem como ser uma interface de comunicação entre os prestadores de serviços médicos.

As reduções nas readmissões e os custos foram relatados pelo estudo, que cita economia substancial aos envolvidos.

Dentro do programa os enfermeiros têm papel fundamental e imprescindível para o sucesso dos cuidados, pois fornecem aos pacientes a atenção necessária e ajuda preparando o paciente à reabilitação.

 

Mais informações acesse Hospital Universitário de North Shore

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: