Health by Conexão Home Care
Image default
Recursos Humanos

Qualificação Profissional

A Atenção Domiciliar no Brasil tem se expandido progressivamente nas últimas duas décadas, devido a algumas potências intrínsecas dessa modalidade como: articulação de vários pontos da rede, otimização do uso de leitos e recursos hospitalares, ampliação do acesso aos restritos ao leito e ao lar e também representando uma saída qualificada para a sobrecarga das portas de Urgência.

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ). O objetivo da iniciativa é fazer com que profissionais da gestão se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar, e que profissionais da atenção a saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é composto por 18 módulos, totalmente auto instrutivo e não há tutores, podendo ser feito diretamente pela internet. O profissional de saúde também poderá acessar o conteúdo através de tablets e smartphones.

Gestores e profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências através da Comunidade de Práticas e também participar de enquetes e fórum de discussão promovidos na plataforma do curso.


Quem pode se matricular?

Profissionais de nível superior e técnicos da saúde, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e outros gestores também.


Como fazer a matrícula?

Para efetivar a matrícula são necessários dois passos:

I)  Efetuar registro no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde

Caso ainda não seja registrado no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS), você deve efetuar o registro, de acordo com as instruções contidas no link abaixo. Caso já tenha realizado o cadastro anteriormente, siga para o passo II.

Clique aqui para acessar o Guia Rápido para registro no CNPS.

II) Matrícula no Curso

O processo de matrícula verificará seus dados de ocupação na Plataforma Arouca, conforme as regras de matrícula definidas para o curso.

Abaixo, clique no link do módulo que deseja cursar para realizar sua matrícula:

1 – Introdução à Atenção Domiciliar (UFC) 

2 – Assistência Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde (UFMG)

3 – Implantação e Gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar – SAD (UFSC)

Se você já recebeu confirmação de sua matrícula, selecione “Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde” como seu fornecedor de identidade, quando solicitado.

Todos os dados devem estar preenchidos e corretos, caso encontre alguma dificuldade, entre em contato utilizando nosso Sistema de Suporte Técnico.


Módulos Disponíveis

I – Introdução à Atenção Domiciliar

O módulo “Introdução à Atenção Domiciliar” é ofertado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, NUTEDS/UFC e tem como objetivo instrumentalizar profissionais dos serviços de atenção domiciliar e atenção básica acerca dos preceitos da atenção domiciliar (AD) mundial e nacional, a legislação vigente quanto a este tópico e as etapas de implantação de um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Está organizado em três unidades, sendo a primeira responsável por apresentar o cenário atual da atenção domiciliar, suas vantagens e singularidades; a segunda unidade problematiza os desafios da implantação e as condições que potencializam a AD como modalidade de atenção; a terceira unidade aborda a legislação vigente e critérios para adesão ao programa “Melhor em Casa”, e consequente implantação de um SAD à luz desta normativa. O curso é auto instrucional, com atividades de fixação ao final de cada Unidade. Espera-se que ao final do curso o aluno consiga descrever as potencialidades da AD, bem como elencar critérios para implantar um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), saiba indicar corretamente o nível de AD necessário e liste os passos para organizar o fluxo assistencial da AD em consonância com a rede de saúde.

Oferta aberta para a Turma C

Carga Horária: 30h

Vagas: 6.000

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores e gerentes do SUS

II – Assistência Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde

O segundo módulo do Programa, “Assistência Domiciliar na Rede Básica de Atenção à Saúde” é ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi elaborado com foco nas ações da gestão, execução e avaliação de AD1; definição dos meios, insumos, aportes e infraestrutura pertinente a sua efetivação; fluxo e protocolos da sua articulação com outros serviços (SAD) e demais Redes de Atenção Saúde. Foca os profissionais e trabalhadores da saúde (nível médio e superior) e gestores tomando como princípio que a AD1 é uma das modalidades do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) que tipifica e qualifica os serviços da rede básica de atenção à saúde como uma ação programática a ser implantada em todos os municípios do país.

Carga Horária: 45h

Vagas: 5.000

Público Alvo: Gestores e profissionais de saúde

III – Implantação e Gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar – SAD

O terceiro módulo, “Implantação e Gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD” é ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e capacita gestores e profissionais de saúde para o processo de implantação e gerenciamento do SAD integrado à rede de atenção à saúde existente no município e regional. O curso aborda temas como funcionamento e infraestrutura, os processos e mecanismos de seleção, contratação e capacitação das equipes de Atenção Domiciliar e os meios de divulgação do SAD junto aos demais serviços de saúde e à comunidade, além dos processos de acompanhamento e avaliação.

Carga Horária: 30h

Vagas: 5.000

Público Alvo: Gestores e profissionais de saúde


Como obter a declaração de conclusão?

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar oferece diversos itinerários educacionais, flexíveis de acordo com a necessidade, ritmos e estilo de aprendizado de cada um. As modalidades oferecidas são: auto aprendizado, extensão, aperfeiçoamento e especialização.

Diversos módulos serão oferecidos no formato de auto aprendizado, no qual o estudante deve apenas completar as atividades de fixação proposta e atingir o resultado mínimo na avaliação somativa. Os certificados são emitidos pela  Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, tem validade nacional, nos termos do Decreto 7.385/2010 e sua autenticidade pode ser conferida por meio da Plataforma Arouca. Os mesmos serão liberados ao término de cada mês para os estudantes aprovados. Para que o certificado possa ser emitido, o estudante deve estar com seus dados atualizados e verificados no CNPS.

Cursos oferecidos nas modalidades de extensão, aperfeiçoamento e especialização serão certificados de acordo com os requisitos estabelecidos pela universidade ofertante.

O programa tem a diretriz de reconhecimento cumulativo do esforço educacional do estudante, de acordo com as possibilidades do regimento acadêmico de cada universidade. É importante lembrar que, por força da Lei de Diretrizes da Educação – LDE, a certificação como especialista só pode ser oferecida a profissionais de nível superior.

 

 

 

Related posts

Relacionamentos Cooperativos: receita ao Home Care

Conexão Home Care

Como saber se sua empresa está perdendo Dinheiro

Cresce violência contra profissionais de Saúde

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade