Qualificação Profissional

A Atenção Domiciliar no Brasil tem se expandido progressivamente nas últimas duas décadas, devido a algumas potências intrínsecas dessa modalidade como: articulação de vários pontos da rede, otimização do uso de leitos e recursos hospitalares, ampliação do acesso aos restritos ao leito e ao lar e também representando uma saída qualificada para a sobrecarga das portas de Urgência.

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ). O objetivo da iniciativa é fazer com que profissionais da gestão se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar, e que profissionais da atenção a saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é composto por 18 módulos, totalmente auto instrutivo e não há tutores, podendo ser feito diretamente pela internet. O profissional de saúde também poderá acessar o conteúdo através de tablets e smartphones.

Gestores e profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências através da Comunidade de Práticas e também participar de enquetes e fórum de discussão promovidos na plataforma do curso.


Quem pode se matricular?

Profissionais de nível superior e técnicos da saúde, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e outros gestores também.


Como fazer a matrícula?

Para efetivar a matrícula são necessários dois passos:

I)  Efetuar registro no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde

Caso ainda não seja registrado no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS), você deve efetuar o registro, de acordo com as instruções contidas no link abaixo. Caso já tenha realizado o cadastro anteriormente, siga para o passo II.

Clique aqui para acessar o Guia Rápido para registro no CNPS.

II) Matrícula no Curso

O processo de matrícula verificará seus dados de ocupação na Plataforma Arouca, conforme as regras de matrícula definidas para o curso.

Abaixo, clique no link do módulo que deseja cursar para realizar sua matrícula:

1 – Introdução à Atenção Domiciliar (UFC) 

2 – Assistência Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde (UFMG)

3 – Implantação e Gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar – SAD (UFSC)

Se você já recebeu confirmação de sua matrícula, selecione “Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde” como seu fornecedor de identidade, quando solicitado.

Todos os dados devem estar preenchidos e corretos, caso encontre alguma dificuldade, entre em contato utilizando nosso Sistema de Suporte Técnico.


Módulos Disponíveis

I – Introdução à Atenção Domiciliar

O módulo “Introdução à Atenção Domiciliar” é ofertado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, NUTEDS/UFC e tem como objetivo instrumentalizar profissionais dos serviços de atenção domiciliar e atenção básica acerca dos preceitos da atenção domiciliar (AD) mundial e nacional, a legislação vigente quanto a este tópico e as etapas de implantação de um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Está organizado em três unidades, sendo a primeira responsável por apresentar o cenário atual da atenção domiciliar, suas vantagens e singularidades; a segunda unidade problematiza os desafios da implantação e as condições que potencializam a AD como modalidade de atenção; a terceira unidade aborda a legislação vigente e critérios para adesão ao programa “Melhor em Casa”, e consequente implantação de um SAD à luz desta normativa. O curso é auto instrucional, com atividades de fixação ao final de cada Unidade. Espera-se que ao final do curso o aluno consiga descrever as potencialidades da AD, bem como elencar critérios para implantar um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), saiba indicar corretamente o nível de AD necessário e liste os passos para organizar o fluxo assistencial da AD em consonância com a rede de saúde.

Oferta aberta para a Turma C

Carga Horária: 30h

Vagas: 6.000

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores e gerentes do SUS

II – Assistência Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde

O segundo módulo do Programa, “Assistência Domiciliar na Rede Básica de Atenção à Saúde” é ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi elaborado com foco nas ações da gestão, execução e avaliação de AD1; definição dos meios, insumos, aportes e infraestrutura pertinente a sua efetivação; fluxo e protocolos da sua articulação com outros serviços (SAD) e demais Redes de Atenção Saúde. Foca os profissionais e trabalhadores da saúde (nível médio e superior) e gestores tomando como princípio que a AD1 é uma das modalidades do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) que tipifica e qualifica os serviços da rede básica de atenção à saúde como uma ação programática a ser implantada em todos os municípios do país.

Carga Horária: 45h

Vagas: 5.000

Público Alvo: Gestores e profissionais de saúde

III – Implantação e Gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar – SAD

O terceiro módulo, “Implantação e Gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD” é ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e capacita gestores e profissionais de saúde para o processo de implantação e gerenciamento do SAD integrado à rede de atenção à saúde existente no município e regional. O curso aborda temas como funcionamento e infraestrutura, os processos e mecanismos de seleção, contratação e capacitação das equipes de Atenção Domiciliar e os meios de divulgação do SAD junto aos demais serviços de saúde e à comunidade, além dos processos de acompanhamento e avaliação.

Carga Horária: 30h

Vagas: 5.000

Público Alvo: Gestores e profissionais de saúde


Como obter a declaração de conclusão?

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar oferece diversos itinerários educacionais, flexíveis de acordo com a necessidade, ritmos e estilo de aprendizado de cada um. As modalidades oferecidas são: auto aprendizado, extensão, aperfeiçoamento e especialização.

Diversos módulos serão oferecidos no formato de auto aprendizado, no qual o estudante deve apenas completar as atividades de fixação proposta e atingir o resultado mínimo na avaliação somativa. Os certificados são emitidos pela  Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, tem validade nacional, nos termos do Decreto 7.385/2010 e sua autenticidade pode ser conferida por meio da Plataforma Arouca. Os mesmos serão liberados ao término de cada mês para os estudantes aprovados. Para que o certificado possa ser emitido, o estudante deve estar com seus dados atualizados e verificados no CNPS.

Cursos oferecidos nas modalidades de extensão, aperfeiçoamento e especialização serão certificados de acordo com os requisitos estabelecidos pela universidade ofertante.

O programa tem a diretriz de reconhecimento cumulativo do esforço educacional do estudante, de acordo com as possibilidades do regimento acadêmico de cada universidade. É importante lembrar que, por força da Lei de Diretrizes da Educação – LDE, a certificação como especialista só pode ser oferecida a profissionais de nível superior.

 

 

 

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: