Publicação do CBA é reconhecida pelo Ministério da Educação

A revista Acred, editoria que visa estimular a reflexão e a produção científica a respeito de temas ligados à avaliação da Qualidade e Segurança em instituições de saúde acaba de ser reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação e passa a integrar o Programa Qualis, que reconhece a qualidade de periódicos científicos.

A Revista é uma publicação eletrônica semestral do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), vinculada ao programa de pós-graduação da entidade.

Com acesso gratuito, o veículo tem como objetivo favorecer a difusão da metodologia de Acreditação, principalmente a da Joint Commission International(representada exclusivamente, no Brasil, pelo CBA), contribuindo para a disseminação da informação e, indiretamente, para a melhoria da assistência aos pacientes no país.

A revista, que segue para sua 7ª edição, é publicada duas vezes ao ano e tem como público-alvo os profissionais de saúde e gestores de empresas e órgãos públicos. De acesso livre, circula exclusivamente por meio eletrônico (pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER), trazendo discussões de natureza acadêmica e caráter multi e interdisciplinar.

Os trabalhos publicados privilegiam pesquisas nos eixos Acreditação e processos de avaliação da Qualidade e Segurança em Saúde, dando enfoque a relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões de literatura, resenhas, entre outros tipos de trabalho. Até o momento, já foram divulgados 71 estudos, dos quais 52 artigos científicos, três resenhas, oito resumos de teses e cinco entrevistas.

A abrangência e o conteúdo da Revista ACRED  proporcionaram a classificação da publicação pelo Qualis/Capes em três áreas: Enfermagem (classificação B5), Saúde Coletiva (classificação C) e Medicina I (classificação C). A classificação é um importante reconhecimento e inclui a revista entre os mais prestigiados veículos de divulgação científica.

Os interessados em submeter seus textos para avaliação e publicação deverão enviá-los por meio do site www.cbacred.org.br/ojs, onde também constam as normas para publicação. No mesmo site, estão disponíveis os papers das últimas edições do periódico. Para mais informações, autores, leitores e interessados podem fazer contato através do e-mail: revista.eletronica@cbacred.org.br.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: