Qualificação profissional · Gratuita

A Atenção Domiciliar no Brasil tem se expandido progressivamente nas últimas duas décadas, devido a algumas potências intrínsecas dessa modalidade como: articulação de vários pontos da rede, otimização do uso de leitos e recursos hospitalares, ampliação do acesso aos restritos ao leito e ao lar e também representando uma saída qualificada para a sobrecarga das portas de Urgência.

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ). O objetivo da iniciativa é fazer com que profissionais da gestão se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar, e que profissionais da atenção a saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é composto por 18 módulos, totalmente auto instrutivo e não há tutores, podendo ser feito diretamente pela internet. O profissional de saúde também poderá acessar o conteúdo através de tablets e smartphones.

Gestores e profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências através da Comunidade de Práticas e também participar de enquetes e fórum de discussão promovidos na plataforma do curso.


Quem pode se matricular?

Profissionais de nível superior e técnicos da saúde, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e outros gestores também.


Como fazer a matrícula?

Para efetivar a matrícula são necessários dois passos:

I)  Efetuar registro no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde

Caso ainda não seja registrado no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS), você deve efetuar o registro, de acordo com as instruções contidas no link abaixo. Caso já tenha realizado o cadastro anteriormente, siga para o passo II.

II) Matrícula no Curso

O processo de matrícula verificará seus dados de ocupação na Plataforma Arouca, conforme as regras de matrícula definidas para o curso.

Acesse por aqui 

Se você já recebeu confirmação de sua matrícula, selecione “Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde” como seu fornecedor de identidade, quando solicitado.

 

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: