Destaque

Quantas empresas de Home Care há no Brasil?

Existe atualmente quatro fontes básicas oficiais de onde se pode obter dados acerca da quantidade de estabelecimentos de saúde e comerciais no Brasil. São elas o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o IBGE, a Receita Federal do Brasil e as Juntas Comerciais estaduais.

Ocorre que os cadastros de cada um desses organismos emite seus relatórios a partir de referências distintas um dos outros, conforme se vê a seguir:

  1. O CNES classifica os estabelecimentos de saúde a partir de codificação própria, nesse organismo, o Home Care é classificado a partir do código 77 (Serviço de Atenção Domiciliar Isolado – Home Care). O cadastro, porém, é incompleto, pois há empresas com cadastros antigos (superior a 15 anos), que estão registradas em outros códigos (Consultório Isolado, por exemplo) – período em que não existia código próprio, e essas empresas não atualizaram seus cadastros. Além disso há empresas que não estão cadastradas no CNES, embora seja condição obrigatória para o setor de saúde. Pelo CNES, o Brasil tem hoje 618 empresas de Home Care (confira abaixo link para acessar relatório por estado).
  2. O IBGE coloca à disposição relatórios de estatísticas econômicas e de demografia das empresas brasileiras a partir do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE). Entre as tabelas existe a possibilidade de conhecer a quantidade de empresas com base no “agrupamento” de suas atividades econômicas (pela Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE) e por unidade da federação. Para se ter ideia, toda empresa de Home Care deve ter como atividade econômica o CNAE 87.123/00 (atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência de paciente no domicílio). O grupo 87 do CNAE, todavia, engloba outras 10 atividades com afinidade na atenção domiciliar (ILP`s, orfanatos, etc… ), não permitindo uma análise específica do segmento de Home Care.
  3. A partir da Receita Federal do Brasil é possível conhecer a quantidade de empresas que têm como atividade, inclusive secundária, o CNAE 87.123/00. Ocorre que centenas de empresas que não atuam essencialmente com a atividade de Home Care, mantêm em seus cadastros de atividade econômica este CNAE, prejudicando a qualidade da informação disponível pela RFB para efeito de se conhecer especificamente aquelas que fazem HC. 26.550 empresas utilizam o CNAE 87.123/00, porém menos de 5% deste número são de fato empresas de assistência médica domiciliar.
  4. As Juntas Comerciais não colocam à disposição para pesquisa online dados do cadastro de empresas. Em algumas situações o interessado pode solicitar à junta local o relatório, sendo que em alguns casos estará sujeito a pagamento.

Além dessas fontes, é possível encontrar na rede serviços como o Empresômetro, o Quantum Database e a Econodata, por exemplo, que colocam à disposição a venda de determinados relatórios estatísticos de empresas, geralmente para fins prospectivos comerciais. Os relatórios desses serviços, porém, se baseiam em dados de uma ou mais fontes já mencionadas.

O cruzamento automático de um ou mais bancos de dados, entre estes já mencionados, ainda assim não contribuiria para uma informação exata, haveria ainda a necessidade de análise individualizada de cada um dos registros, o que se mostra inviável dada a relevância e interesse do indicador para o mercado.

Como forma de contribuir para o levantamento desses dados, inclusive a fim de colocar à disposição dos leitores, o Conexão Home Care iniciou um trabalho de Recadastramento de Empresas de Home Care (clique no link). Todas as empresas estão convidadas a participar.

Para conhecer as empresas de Home Care cadastradas no CNES, inclusive por estado, clique a seguir. Abrir CNES.

Attachment

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: