Destaque

EnCONSAD: Regulamentação do Home Care pela ANS

A discussão da cobertura de home care nos planos de saúde não se esgota nos simples fato de as operadoras não estarem condicionadas pelos órgãos reguladores de oferecê-la aos beneficiários.

O mercado que se auto-regula e a partir de evidências discute novos espaços de oferta de serviços aos clientes consolidou a atenção domiciliar e hoje dispõe de indicadores consistentes para concluir sobre as respostas assistenciais e de custo que o serviço de home care pode trazer à pessoa assistida e à sinistralidade do provedor do plano de saúde.

O próximo EnCONSAD, que acontece nos dias 26 e 27 de abril em Belo Horizonte (MG), dedicará painel específico para discutir as inovações necessárias para o avanço da atenção domiciliar no Brasil, entre elas a regulamentação da assistência pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O que se deve discutir é a necessidade de a ANS  estabelecer as condições básicas para o provimento do serviço, haja vista que há diferentes abordagens de cobertura pelas operadoras que o fazem (autogestões, seguradoras, unimeds e medicinas de grupo).

A pauta não é novidade na agenda da ANS.  Em parecer de 2016 aquela Agência por meio de sua Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (Nº 04 / GEAS / GGRAS / DIPRO) abordou o oferecimento da atenção domiciliar nos contratos de planos de saúde. Na ocasião, embora tenha informado que não se trata de cobertura obrigatória nos contratos, é livre a iniciativa das operadoras de oferecê-la aos beneficiários de planos de saúde, inclusive sob condições diferenciadas de contratação.

A ANS não fechou as portas para o Home Care, permitiu todavia que o mercado testasse o modelo e construísse indicadores suficientes para colocar à mesa a discussão. Passadas mais de duas décadas é o momento de se construir um programa de assistência domiciliar referência que possa ser introduzido na cobertura padrão dos planos. E essa discussão o EnCONSAD deve lapidar durante o encontro.

O evento é voltado às equipes multiprofissionais, operadoras de planos de saúde, médicos e gestores da assistência privada e pública, em especial aqueles que atuam com a assistência domiciliar em todo o Brasil.

Participe! As vagas são limitadas. Inscrições podem ser realizadas diretamente no site do evento http://www.enconsad.com.br/.

Mais informações pelo email eventos@enconsad.com.br ou pelo Whats: (11) 99722-3132

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: