Saúde em Casa

Cresce a cada ano que passa a tendência de envelhecimento da população brasileira sendo que o Brasil possui hoje quase 200 milhões de habitantes e os idosos, pessoas com mais de 60 anos de idade, representam 23,5 milhões de habitantes, mais que o dobro registrado em 1991. Isso revela que em mais alguns anos as políticas para idosos devem ser ampliadas para que as pessoas possam ter asseguradas as melhores condições de vida quando chegarem à terceira idade.  Até  2020 a população idosa no Brasil vai aumentar  para 30 milhões, com uma expectativa de vida entre 77 e 80 anosCom o foco nesse segmento populacional o governo federal criou o Programa ‘Melhor em Casa’ para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, cujo objetivo é oferecer assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
.
O atendimento pretende utilizar equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.
.
Na prática, porém, não há ainda equipes preparadas para tal atendimento em número suficiente e aí entram as empresas privadas  ou profissionais autônomos que oferecem serviços semelhantes, com a diferença que são privados e  têm algum custo.  Os objetivos o Programa ‘Melhor em Casa’ são os mesmos das empresas de Home Care e podemos relacionar os ítems mais importantes:
.
  • Melhorar e ampliar a assistência hospitalar a pacientes com problemas de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.
  • Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.
  • Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação poderão ser atendidos em casa, e terão redução dos riscos de contaminação e infecção.
  • O Home Care representará avanços para a gestão de todo o sistema público ou privado de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.
  • Estima-se (estimativa do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação Geral de Gestão Hospitalar) que com a implantação da Atenção Domiciliar obtem-se economia de até 80% nos custos de um paciente, quando comparado ao custo desse mesmo paciente internado em um hospital.
.
Uma das questões relevantes é o monitoramento  dos custos de um paciente, mas devemos lembrar que os que sofrem de doenças crônicas degenerativas associadas ou não à idade formam uma categoria à parte pois não estariam internados em hospitais mas receberiam todo o suporte das equipes de profissionais com o auxílio de equipamentos fornecidos pelas empresas de Home Care.
.
Como foi tratado no artigo ‘Descuidar da alta pode inviabilizar o Home Care’   http://conexaohomecare.com/descuidar-da-alta-pode-inviabilizar-o-home-care/ a assistência domiciliar como uma cobertura a ser incluída nos procedimentos de saúde de cobertura obrigatória pode inviabilizar a própria operadora  a médio e longo prazos, na manutenção de todos os demais procedimentos de saúde, se não tiver uma gestão adequada. A interface entre o plano de saúde e os prestadores da assistência, devem  procurar otimizar os custos assistenciais
.
O estabelecimento de condições claras, uniformes e transparentes entre prestador e financiador é o caminho que fará com que essa modalidade de serviços esteja entre as melhores alternativas para o paciente.
.
Na opção pela deshospitalização a decisão do consumidor sofre influência do próprio plano de saúde, pois o doente e sua família desconhecem a existência do serviço e a possibilidade de usufruí-lo.
.
Um dos objectivos do portal  Conexão Home Care é divulgar e viabilizar modelos de assistência domiciliar assim como prestadores de serviço após terem seu  desempenho avaliado como alternativa à hospitalização, trazendo vantagens concretas para o paciente e sua família.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: