TV auxilia na redução de reinternações

Projetada para combater o isolamento das pessoas idosas, tecnologia também pretende reduzir os custos da prestação dos cuidados de saúde em casa.

De origem inglesa, a iniciativa mira a redução das reinternações hospitalares e a melhora na relação entre o paciente, o cuidador e as equipes de saúde, a partir de um aparelho televisor. A tecnologia tem como meta as necessidades específicas da população idosa, privilegiando uma comunicação simples, direta, em um ambiente intuitivo, sem a necessidade de que o paciente, família e cuidador tenham domínio e conhecimento de tecnologia.

Apelidada de Speakset, a ferramenta já vem sendo testada no Reino Unido em organizações de assistência domiciliar, onde são instalados equipamentos de televisão acompanhado de dispositivo de comunicação de vídeo, que permite a interação entre a empresa e a casa do paciente. Com a instalação de uma pequena caixa, o controle remoto pode fazer uma chamada instantaneamente.

O Speakset simplesmente transforma uma TV padrão em um portal de vídeo bate-papo com a instalação do pequeno dispositivo. A função de chat de vídeo pode ser navegada através de controle remoto, além de oferecer interface on-line onde os usuários podem entrar via computador ou tablet.

A solução foi projetada para ser fácil de usar, entendendo que o seu cliente-alvo – os idosos –têm pouca ou nenhuma experiência de bate-papo através de vídeo. Segundo a equipe que coordena o projeto piloto no Reino Unido, as respostas iniciais vêm mostrando forte aderência e satisfação com a tecnologia e o principal, sem queixas de problemas.

“Cada passo no SpeakSet é incrivelmente simples “, diz Aditya Kasliwal, fundador da solução. O fundador vê como um caminho para a redução das readmissões hospitalares e dos custos com os cuidados de saúde em casa.

“A curto prazo, a solução pode ser usada para consultas, quando não há uma necessidade da presença do médico – para visitar o paciente. Em longo prazo, ao combater o isolamento se está reduzindo a chance de essas pessoas serem novamente admitidas no hospital”, completa Kasliwal.

A implantação do dispositivo gera um custo de £ 300 (Reino Unido) – em média R$ 1.300,00 –, e a partir de uma assinatura mensal de £ 20 aos usuários (R$ 70,00).

 

Da redação.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: