Utilizando a tecnologia em favor dos Cuidados Paliativos

Para muitos pacientes em home care, em cuidados paliativos, que são doentes crônicos, há uma progressão natural que ocorre durante a assistência: o serviço é fornecido, eventualmente uma revisão nos cuidados paliativos é conduzida pela equipe de saúde, depois de algum tempo com a evolução do quadro da doença o paciente falece.

Após entender o curso desse processo de cuidados paliativos, uma empresa de tecnologia americana, começou a trabalhar em conjunto com empresas de home care para realizar uma análise complexa dos dados clínicos dos pacientes, identificando quais deles são propensos a experimentar o declínio das condições de saúde, levando ao fim da vida.

O objetivo da iniciativa é mover os pacientes aos cuidados paliativos mais cedo oferecendo ao doente a oportunidade de passar mais tempo com seus amigos e familiares, melhorando sua qualidade de vida enquanto possível.

“A identificação de pacientes no início é um verdadeiro valor no final da vida, quando o paciente quer estar em casa com a família”, comenta Dan Hogan, presidente e fundador da Medalogix, empresa de tecnologia que está à frente do projeto.

Os pacientes podem optar por fazer a transição para os cuidados paliativos com base na recomendação de seus provedores de planos de saúde e a partir da avaliação de um médico, mas muitos não sabem que a opção está disponível, ou os possíveis serviços que poderiam receber durante a assistência em casa.

Para muitas pessoas, receber a assistência em casa representa passar por menos intervenções médicas e usufruir confortavelmente de maior e melhor tempo com amigos e familiares.

A nova tecnologia ao avaliar os dados clínicos do doente atribui uma pontuação estabelecendo o grau de risco para a morbidade, tornando possível identificar aqueles que são menos óbvios, mas que possam experimentar o declínio das condições de saúde.

A ferramenta traz mais informações à análise das equipes de saúde, que em alguns casos poderiam ter uma visão diferente para o tratamento.

About Autor

Conexão Home Care

Portal de Conteúdo e Informações da Atenção Domiciliar no Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: