Este é um dos indicadores da segunda edição da pesquisa sobre a atuação do profissional de fisioterapia no estado do Rio de Janeiro.
No último dia 10 foram apresentados os resultados da segunda edição da pesquisa sobre a atuação e o mercado de trabalho do Fisioterapeuta na Atenção Domiciliar no Rio de Janeiro, realizada pelo Sindicato de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado do Rio de Janeiro (Sinfito-RJ).
A pesquisa seguiu o modelo da última edição realizada pelo Conexão Home Care em 2015, em conjunto com o Sindicato, sendo que desta vez se buscou focar o estado do Rio de Janeiro, buscando entender as condições de trabalho dos fisioterapeutas que trabalham com a Assistência Domiciliar, a fim de construir formas para aperfeiçoar o cenário atual e a assistência como um todo.
Na avaliação do Sinfito-RJ os desafios em grande parte são respondidos, mas pouco se sabe da abrangência e do impacto como a atividade vem se desenvolvendo atualmente, sendo necessário explorar a realidade para que então seja possível otimizar e regular os agentes prestadores de serviços em suas ações.
Ainda segundo o sindicato os fisioterapeutas que prestam serviços na Atenção Domiciliar, apesar de contribuírem para responderem as exigências da regulamentação atual, das rotinas e protocolos do sistema de saúde em que estão inseridos, estão sofrendo diariamente em um sistema precarizado, recebendo valores nada satisfatórios nos atendimentos, como também contrariando o cumprimento da própria lei nº 8.856/94, que estabelece prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho.
A segunda edição da pesquisa deve contribuir para a construção de iniciativas para reverter este quadro.
A pesquisa foi realizada de abril a outubro de 2016 e contou com a participação de 81 profissionais do estado, que responderam a 12 perguntas objetivas relacionadas a atuação do profissionais de fisioterapia na atenção domiciliar.
Confira os resultados. O relatório da pesquisa está disponível para Download e pode ser visualizada no SlideShare. Para baixar clique a seguir.
- Realizar Download da Pesquisa
- Visitar Site do Sinfito-RJ
Visualizar resultados no SlideShare
[slideshare id=69360978&doc=pesquisa-sinfito-rj-atuao-mercado-trabalho-home-care-20161-161121154753]
Deixe um comentário