Health by Conexão Home Care
Image default
Assistência Domiciliar

Avaliação e Certificação da Qualidade no Home Care

O setor de cuidados em casa desempenha um papel vital nos sistemas integrados de saúde, permitindo a passagem dos cuidados agudos, aos cuidados de longo prazo e atendendo as necessidades de cuidados às condições crônicas decorrentes do envelhecimento populacional.

Nesse sentido, o estabelecimento de um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços se torna necessário à medida que o setor cresce e novas tecnologias e processos são agregados às práticas gerenciais e assistenciais das empresas. Um dos sistemas mais conhecidos é o da Acreditação que busca a implementação de um modelo voltado para a melhoria contínua dos serviços de saúde.

Relatório da associação Canadense de home care em conjunto com a entidade Accreditation Canada – organismo de acreditação naquele país –, demonstra a melhoria da qualidade dos serviços de assistência domiciliar em empresas acreditadas. No período analisado pelo estudo, as organizações de cuidados domiciliários independentes – empresas privadas – alcançaram um elevado grau de adesão global de 97% às dimensões de qualidade estabelecidas pela Accreditation Canada.

A tabela abaixo ilustra a adesão às dimensões da qualidade:

Dimensão de Qualidade Definição Conformidade (%)
Acessibilidade Estar disponível de acordo com a necessidade do paciente, prestando os cuidados de maneira confiável, consistente, pessoal e justa. 99
Serviços centrados no Paciente Colocar o paciente e a família em primeiro lugar, respeitando a privacidade, dignidade e auto-estima; autonomia e independência. 98
Continuidade dos Serviços Promover uma experiência coordenada e serviços integrados. 98
Eficácia Fazer a coisa certa para alcançar os melhores resultados possíveis. 96
Eficiência Fazer o melhor uso dos recursos. 97
Foco na População Trabalhar com comunidades para antecipar e satisfazer as necessidades. 97
Segurança Manter os paciente seguros. 96
Saúde no Trabalho Apoiar o bem-estar no ambiente de trabalho 97
Média 97
Fonte: Compliance for independent home care organizations by quality dimension, 2011-2013*. Tabela 6. Home Care in Canada: Advancing Quality Improvement and Integrated Care

 

Para a Accreditation Canada algumas práticas são essenciais às organizações acreditadas, ações que visam mitigar os riscos e contribuir para a melhoria da qualidade e segurança dos serviços oferecidos em casa. O mapa abaixo ilustra quais são essas práticas:

  1. Cultura de Segurança: a) Prestação de contas para a qualidade; b) Divulgação e Publicação dos eventos adversos; c) Relatórios trimestrais de segurança do paciente; d) análise prospectiva relacionada à segurança do paciente;

 

  1. Comunicação: a) função do paciente e da família quanto à segurança; b) Relação sobre o que não fazer; c) Transferência de informação à família e paciente; d) O estabelecimento da medicação como uma prioridade estratégica, para a transição dos cuidados; e) Lista de verificação segura; f) Dois identificadores de pacientes.

 

  1. Uso de Medicação: a) Gestão de antibióticos; b) Medicações de alto risco; c) Segurança acerca de narcóticos; d) Treinamento em processos de infusão.

 

  1. Força de trabalho: a) Fluxo de clientes; b) Segurança do paciente (educação e treinamento); c) Plano de segurança do paciente; d) Programa de manutenção preventiva; e) Prevenção de violência no local de trabalho.

 

  1. Controle de Infecção: a) Conformidade para higienização das mãos; b) Educação e treinamento para higienização das mãos; c) Taxa de infecção.

 

  1. Avaliação de Riscos: a) Estratégia para prevenção de falhas; b) Avaliação dos riscos do nível de segurança; c) Prevenção de úlceras de pressão; d) Cuidados com a pele e feridas; e) Prevenção contra suicídios; f) Prevenção de trombose venosa profunda.

 

O sistema de qualidade é um processo voluntário de escolha exclusiva da própria organização de saúde. No Brasil já é possível localizar empresas de home care certificadas e em busca certificados de acreditação ou de outros sistemas de qualidade. É uma prática que visa acima de tudo a qualidade dos serviços oferecidos ao paciente.

Acesse o relatório completo (em inglês).

Related posts

Cuidados Paliativos: uma visão no Home Care

Conexão Home Care

Terceirização de atividades-fim no Home Care

Conexão Home Care

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade