Health by Conexão Home Care
Destaque Estratégias

Como abrir um Home Care

Muitos empreendedores têm interesse em criar sua própria empresa. Vários são os fatores que ocorrem para motivá-las a montarem seus próprios negócios, dentre eles: dificuldade de colocar-se no mercado de trabalho, vontade de ser seu próprio patrão, sensação de liberdade, aplicação de recursos disponíveis, idealização de um empreendimento, habilidades próprias.

O crescimento da demanda por serviços de atenção domiciliar tem alavancado ainda mais o surgimento de novas empresas de serviços de home care, de assistência e cuidados à pessoa idosa e de modalidades de serviços direcionados a pessoa em condição crônica de doença.

Nesse caminho, os indicadores demográficos do país são as melhores fontes de avaliação das possíveis possibilidades de negócios nessa área por apresentarem um perfil bastante abrangente da população.

Em 2010 o Sebrae Rio de Janeiro lançou cartilha abordando os passos iniciais para a elaboração de um planejamento empresarial para a abertura de uma empresa de Home Care. Para o Sebrae, definir o tipo de atividade que a empresa irá exercer requer uma análise do mercado, sobre a qual devem ser levados em consideração a localização da empresa, seus consumidores, concorrentes e fornecedores.

Na publicação foram reunidas informações básicas sobre os diferentes aspectos de uma atividade, como: processo produtivo, exigências legais específicas, sugestões de leitura, vídeos e cursos, e dicas sobre as principais feiras e eventos direcionadas para o ramo da atividade do home care.

Não obstante a data da publicação o estudo ainda se revela atual para qualquer pessoa interessada em iniciar análise para a abertura de uma empresa.

Dúvidas e pedidos de orientações sobre o assunto têm sido recorrentes na caixa de mensagens da Conexão Home Care. Nesse sentido, buscando contribuir com esse público, foi criado um canal específico no portal onde será possível obter publicações, dados e orientações que possam auxiliar a análise desses interessados.

A Conexão Home Care oferece serviço de Consultoria para empreendedores que estão buscando abrir uma empresa de home care. Consultas podem ser encaminhadas para conexao@conexaohomecare.com


Recomendamos a leitura da publicação do Sebrae como ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto consistente. A seguir estão outros pontos importantes, que serão melhor explorados no canal.

  1. Uma empresa de Home Care (assistência e internação domiciliar) consiste basicamente dos seguintes departamentos: área de enfermagem, área médica, área administrativa e área de farmácia.

  2. Certifique-se de possuir algum conhecimento em alguma dessas áreas. Se tão somente investidor se certifique de que o administrador tenha domínio.

  3. A constituição jurídica do negócio passa pela definição de um endereço físico (ainda não é possível desenvolver Home Care por meio de escritório virtual); de um contrato social e da contratação de serviços de contabilidade e jurídico (sem o que não é possível registrar a pessoa jurídica).

  4. Este tipo de negócio tem como objeto social “Atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio” (CNAE 87.12-3-00). É comum, porém, a inserção de outros objetos a fim de que a empresa possa atuar em áreas afins.

  5. A atividade de Home Care, a partir do CNAE supramencionado, não é impeditiva ao Simples Nacional, o que significa que a empresa pode se beneficiar da modalidade, enquanto cumpridas as condições de faturamento (a modalidade de enquadramento deve ser discutida com o serviço de contabilidade).

  6. É imprescindível conversar com o serviço de contabilidade acerca do regime contábil da empresa, já se antecipando aos desembolsos para o pagamento de impostos.

  7. Nas áreas técnicas, qual seja Farmácia, Enfermagem e Médica, a empresa precisará de Responsáveis Técnicos, devidamente registrados nos respectivos conselhos como RT’s da operação.

  8. Uma vez constituída, a pessoa jurídica deverá se registrar no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), para fins de controle do serviço e oportunidade de credenciamento.

  9. A constituição jurídica da empresa, por si só, não autoriza o início da atividade assistencial. É condição obrigatória a obtenção das Licenças de Funcionamento (emitida pelo órgão público municipal) e Sanitária (sob a orientação da Vigilância Sanitária local – VISA);

  10. Dos documentos para obtenção da Licença de Funcionamento junto ao órgão público: Contrato Social devidamente registrado; Licença Sanitária; CNPJ, Inscrição Estadual/Municipal, Vistoria do Corpo de Bombeiros. Podem ser solicitadas outras vistorias a depender de legislações locais, tais como (Defesa Civil e Polícia Civil);

  11. Dos documentos para obtenção da Licença Sanitária junto à VISA: Projeto Básico de Arquitetura – PBA (devidamente aprovado pelo órgão competente de vigilância sanitária); Certificado de Responsabilidade Técnica dos RT’s (Enfermeiro, Médico e Farmacêutico); Documento de vínculo empregatício dos RT’s; Contratos de Fornecedores Básicos (infraestrutura de equipamentos médicos, gases medicinais, serviço de remoção terrestre; gerenciamento de resíduos; gerenciamento de esterilização); Minuta do Programa de Gerenciamento de Resíduos; Manual de Boas Práticas da empresa, acompanhado dos Procedimentos Operacionais Padrão – POP’s; Memorial Descritivo das atividades da empresa; Termo de Vistoria Sanitária (a ser emitido pela própria VISA e devidamente aprovado); Podem ser solicitados outros documentos a depender de legislações locais;

  12. Quanto aos investimentos, elabore uma planilha que leve em conta a necessidade de capital de giro nos primeiros 12 meses de vida da empresa. Considere que para se admitir um paciente é necessário dispor de dinheiro em caixa, pois os seus clientes corporativos (operadoras) pagarão a fatura após o serviço (fee for service).

  13. Este é um dos quesitos mais importantes do negócio, antes mesmo do registro da pessoa jurídica, pois a capacidade de dispor de recursos é proporcional à capacidade de absorver o paciente (observada a demanda);

  14. Pesquise e prospecte a quantidade de beneficiários de operadoras de planos de saúde, o perfil econômico da praça e a abrangência máxima que a empresa consegue operar. A partir dessas informações, visite algumas dessas operadoras.

  15. Disponha mais do que o tempo necessário, pois o sucesso deste tipo de negócio está intimamente ligado a isso.


Clique para acessar a publicação do Sebrae. Sucesso!

 

Semanalmente publicaremos algo mais sobre o assunto. Acompanhe.

 

Related posts

Pedilar é a mais admirada em Belo Horizonte

Conexão Home Care

Família consegue impedir corte de energia elétrica para paciente de home care

Dra. Luiza Watanabe e Raíssa Jappe falam como chegar ao auge

Conexão Home Care

23 comentários

Aparecida Ferreira da Silva 29/06/2017 at 21:30

Quero muito abrir negócio pra mim trabalhar domiciliar sou técnico de enfermagem,preciso de ajuda pra começar

Resposta
Conexão Home Care 04/07/2017 at 23:11

Boa tarde Aparecida,
Estamos à disposição para auxiliá-la no seu projeto. Nosso email conexao@conexaohomecare.com

Saudações,
Equipe Conexão Home Care

Resposta
Luiz Claudio Goncalves 02/11/2017 at 17:41

Boa tarde
em que Estado Vc reside?

att

Luiz

31 984302473

Resposta
Barbara 21/03/2018 at 08:03

Sou técnica comecei a fazer o curso superior trabalho como home Care e tenho vontade de abri uma empresa para mim e preciso de ajuda!!

Resposta
leandro 26/03/2018 at 11:20

sou enfermeiro hoje trabalho para home care quero abrir a minha como objetivo de cadastra com prestador de serviço em órgão público e do município gostaria de orientações ?obrigado.

Resposta
Eremita Gomes Bastos 11/05/2018 at 08:57

Eu trabalho a 7 anos como cuidadora de idosos e estoudo enfermagem ja vou para estágio quero monta um rome care quero ajudá porfavor

Resposta
Conexão Home Care 19/08/2018 at 13:34

Boa tarde Eremita,
Encaminhe mensagem para conexao@conexaohomecare.com

Resposta
javerson alves da silva 26/06/2018 at 23:33

gostaria de orientação ?

Resposta
Conexão Home Care 19/08/2018 at 13:33

Boa tarde Javerson,
Encaminhe mensagem para conexao@conexaohomecare.com

Resposta
Mariana 06/09/2018 at 21:42

Boa noite, tenho interesse em abrir uma empresa de home care, para dar assistência ao paciente em sua residência, pós operatório e realização de curativos atendendo a prescrição médica. Preciso de mais orientações! Att Mariana Costa Queiroz

Resposta
Conexão Home Care 11/09/2018 at 14:32

Boa tarde Mariana,
Por gentileza encaminhe suas dúvidas para conexao@conexaohomecare.com

Att.,
Equipe CHC

Resposta
Luciane 10/09/2018 at 15:04

Sou enfermeira do Rio de Janeiro e quero o montar um home car preciso de ajuda

Resposta
Conexão Home Care 11/09/2018 at 14:32

Boa tarde Mariana,
Por gentileza encaminhe suas dúvidas para conexao@conexaohomecare.com

Att.,
Equipe CHC

Resposta
Claudia Alves 18/09/2018 at 10:15

Um técnico de enfermagem pode abrir uma firma de home care?

Resposta
Conexão Home Care 20/09/2018 at 17:09

Boa tarde Cláudia,
Sim pode.

Att.,
Conexão Home Care

Resposta
Joice 03/04/2019 at 11:40

Boa tarde sou Técnica de enfermagem e gostaria muito de sabe como faço para esta dando início ao meu próprio negócio qual passo inicial devo tomara para abri um empresa de home care

Resposta
LEILA LACERDA BABAZONO 22/07/2019 at 15:31

Boa tarde, sou enfermeira e trabalho em hospital, mas pretendo abrir uma home Care para prestação de serviços de enfermagem domiciliar. Qual o primeiro passo?

Obrigada

Resposta
Conexão Home Care 13/08/2019 at 12:41

Encaminhe mensagem para conexao@conexaohomecare.com.

Time de Apoio
Conexão Home Care
CHC Company | Sede em Brasília, DF

Resposta
Galvao 09/08/2019 at 21:03

Boa noite, gentileza enviar pelo e-mail a seguir, informações de como abrir uma home care para assistência domiciliar. Sou enfermeira .

Resposta
Tátila santos 12/08/2019 at 15:06

Boa tarde! Sou Enfermeira trabalho como cuidadora, pretendo abrir uma empresa de Home Care, gostaria de mais informações para seguir com meu projeto. Na região onde moro não tem esse tipo de auxílio domiciliar.

Resposta
Conexão Home Care 13/08/2019 at 12:40

Encaminhe mensagem para conexao@conexaohomecare.com

Time de Apoio
Conexão Home Care
CHC Company | Sede em Brasília, DF

Resposta
Erika 14/08/2019 at 13:39

Boa tarde! como credenciar empresa de Home care

Resposta
Conexão Home Care 28/08/2019 at 18:43

Boa tarde Érika,

Cada operadora de plano de saúde tem condições específicas para credenciar uma empresa. Sugerimos que busque junto a operadora com quem deseja se credenciar como iniciar o processo.

Conte conosco!
Equipe Conexão Home Care

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade