Por Marcos César.
Conversamos com o fisioterapeuta e especialista em terapia respiratória Thiago Lopes sobre os cuidados a serem observados na assistência aos pacientes em home care, em especial aqueles em uso de ventilação mecânica. Confira a seguir algumas orientações às famílias, equipes de saúde, empresas de home care e operadoras de planos.
CORONAVÍRUS
A transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) pode acontecer de formas diferentes, por vias respiratórias, por contato físico ou por meio de superfícies contaminadas (caso entrem em contato com a mucosa, como por exemplo olhos, boca e nariz).
É comum ocorrer por vias respiratórias, não apenas pelo ar, mas também por gotículas de espirros ou fala de indivíduos infectados.
O QUE É O CORONAVÍRUS
Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus representa uma família de vírus que causam infecções respiratórias, como por exemplo uma gripe comum. O novo agente do Coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e é responsável pela doença chamada COVID-19.
A maioria das pessoas se infecta com Coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com as variações mais comum deste vírus. Os Coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
CUIDADOS COM PACIENTES EM HOME CARE
Por se tratar de infecção que pode se originar a partir do trato respiratório e dos olhos, agravando o quadro clinico do paciente sob assistência médica domiciliar, em especial aqueles em uso de ventilação mecânica, deve-se redobrar a atenção e os cuidados desses pacientes, alcançando familiares, equipes de saúde e todos que tenham contato com o paciente.
Conversamos com Thiago Lopes, fisioterapeuta e especialista em cuidados respiratórios e ele nos deu importantes orientações a serem adotadas por profissionais da saúde, familiares e para os pacientes acerca desse cuidados.
Pessoas que irão entrar em contato com o paciente: família, equipe de saúde, amigos, etc.
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos em água corrente e sabão ou usar antisséptico à base de álcool. Essa ação mata os vírus que podem estar nas mãos;
- Certificar de que tanto equipe de saúde ou familiares estejam com boa higiene respiratória.
- Cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar, descartando o tecido usado imediatamente.
- Utilizar, quando possível, máscaras para a proteção recíproca.
Para o paciente, em especial aqueles em uso de ventilação mecânica
- Realizar a troca dos filtros HMEF bacterianos e virais no mínimo de 72h em 72h, ou de 24h em 24h, de acordo com a orientação do médico ou fisioterapeuta assistentes do paciente. Essa periodicidade de troca assegura a eficiência dos elementos de barreira protetivas bacterianas e virais do filtro.
- Assegurar que todos que estejam em contato com o paciente, se estiverem apresentando algum tipo de resfriado, gripe (ainda que não diagnosticados efetivamente), utilizem máscaras enquanto em contato com o paciente.
- Assegurar a troca periódica dos filtros internos do Ventilador Mecânico, CPAP’s, BIPAP’s e Concentradores de Oxigênio. Todos esses equipamentos possuem filtros internos que devem ser trocados periodicamente. A negligência coloca em risco a saúde do paciente.
Para o ambiente do quarto, em especial, e higienização dos equipamentos médicos
- Assegurar a higienização periódica e permanente do local onde o paciente está instalado.
- Dispor de dispositivo de álcool em local visível, de preferência na entrada do quarto para utilização pelas pessoas antes de entrarem no quarto.
- Higienizar com álcool diariamente e quantas vezes necessário cabeceiras, peseiras e barras laterais das camas, locais de muito contato tanto do paciente quando das equipes e familiares.
- Assegurar a troca periódica de roupas de cama para maior conforto e segurança do paciente.
- Higienizar diariamente os equipamentos médicos ainda que não entrem em contato com o paciente: oxímetro de pulso, sensores de oxímetro, bombas de infusão, concentrador de oxigênio, válvulas reguladores de cilindros de oxigênio, nebulizadores, aspiradores de secreção, monitores, ventiladores mecânicos, suportes de soro e outros equipamentos que esteja na residência.