Health by Conexão Home Care
Image default
Cotidiano Pesquisas

Custo para tratar apneia do sono pode levar paciente a abandonar os cuidados

Levantamento em curso realizado pelo Conexão Home Care indica que os custos do tratamento da apneia obstrutiva do sono, atualmente realizado predominantemente com equipamentos de CPAP e BIPAP, estão entre os fatores que contribuem para o paciente abandonar o tratamento. Os participantes da pesquisa revelam que os acessórios, tais como máscaras, que precisam ser trocados periodicamente, apresentam preços que em alguns casos são distantes da capacidade financeira do paciente.

Outro fator que também contribui, segundo os respondentes, é a má adaptação do acessório ao rosto do paciente, provocando em alguns casos irritação e vazamento de ar. Quando questionados sobre o acompanhamento realizado pelas lojas físicas e sites online, que vendem estes tipos de aparelhos e acessórios, os participantes foram taxativos ao informar que não tiveram boas experiências de pós-venda – acompanhamento –, especialmente aqueles que realizaram a compra em sites online, indicando que o baixo preço não compensou em alguns casos a dificuldade que tiveram para entender o equipamento e obter informações sobre “configuração”.

Encontrar uma posição para dormir está entre as principais dificuldades informadas pelos pacientes na ocasião em que realizaram o início do tratamento com o uso de máscaras, problema esse que na maioria dos casos não teve qualquer acompanhamento do médico e sua equipe. Na avaliação de um dos participantes “as empresas estão preocupadas somente em vender”

Já o nível de conhecimento dos profissionais de saúde que acompanham os usuários dos utensílios é satisfatório na avaliação daqueles que recebem algum tipo de acompanhamento.

Apesar do tratamento, parte dos respondentes indicaram continuar observando sintomas como sonolência diurna, sensação de sufocamento, acordar ofegante, sensação de boca seca e dor na garganta pela manhã, situações nem sempre retornadas ao médico, pela falta de acompanhamento.

O levantamento está em curso e é coordenado pela fisioterapeuta Danielle Lopes. Entre os objetivos o Conexão Home Care espera conhecer o nível de satisfação dos pacientes com o tratamento da apneia obstrutiva do sono e o nível de atenção que recebem dos profissionais que direta ou indiretamente estão envolvidos no processo.

Os resultados devem contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que dependem do uso destes recursos.

 

Sobre a Apneia do Sono

A apneia obstrutiva do sono é uma doença na qual ocorrem pausas na respiração durante o sono porque as vias aéreas estreitam, ficam bloqueadas ou frouxas.

A pausa na respiração é chamada de episódio de apneia. Quase todas as pessoas têm episódios de apneia quando dormem.

Related posts

Cresce violência contra profissionais de Saúde

Pesquisa beneficiará Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

Conexão Home Care

Home Care público do Distrito Federal pode ser suspenso

Conexão Home Care

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade