Health by Conexão Home Care
Assistência Domiciliar

HME, HMEF, HEPA ou Filtro Barreira? vamos conhecer um pouco sobre isso…

Por Conexão Home Care.

Este é um tema que causa muita confusão entre os profissionais de saúde. A seguir buscamos reunir informações sobre cada um dos dispositivos de troca de calor, umidade e filtração disponíveis.


O que é um Dispositivo HME?

O termo HME é sigla de Heat and Moisture Exchanger ou, em tradução livre, Trocador de Calor e Umidade (a sigla HME pode ser entendida, em português, como TCU, trocador de calor e umidade).

Estes dispositivos HME, trocadores de calor e umidade, são utilizados entre o tubo endotraqueal/traqueostomia e o conector em “Y” do circuito do ventilador mecânico.  Em geral o dispositivos HME atuam como condensadores higroscópicos sem propriedades de filtração antimicrobiana, apenas realizam a troca de calor e umidade.

Este dispositivo tem a função de aquecer e umidificar o ar (ou gás) inspirado pelo paciente e pode atuar também como barreira microbiológica (leia adiante) para prevenir a infecção cruzada entre o paciente, o ventilador mecânico e o meio ambiente, mas, neste caso, a eficiência da membrana filtrante tem que ser maior que 99,7%.

Este dispositivo pode possuir dois elementos*:

  • Higroscópico: Possui a característica de absorver água do ambiente, mantendo a umidade e a temperatura da via aérea, retirando o excesso de líquido.
  • Hidrofóbico*: Barreira microbiológica. Este componente não interage com a água sendo insolúveis na mesma. (leia mais adiante).

O dispositivo HME é indicado para uso na maioria dos pacientes sob ventilação mecânica, havendo contraindicação em situações de pacientes retentores de gás carbônico, com restrição prescrita, aos hipersecretivos extremo e aos pacientes com franco sangramento pulmonar.

*O dispositivo HME pode conter o elemento filtrante microbiológico (filtro microbiológico), independentemente de ter a sigla “F” no título do produto. Quando ele possui o filtro microbiológico, pode ser chamado de Filtro HME ou dispositivo HMEF. Para saber, consulte o fornecedor.

O Filtro HME pode ser considerado um Filtro Barreira, APENAS SE HOUVER o Filtro de Barreira Microbiológica. (fale com o seu fornecedor).

  * * *

O que é um dispositivo HMEF?

O que diferencia o HMEF do HME é essencialmente o termo “Filter”. Os dispositivos HMEF são predominantemente chamados de Filtros com Trocador de Calor e Umidade.

Em resumo: o HMEF possui um filtro microbiológico (trocador de calor e umidade com poder de filtração), enquanto o HME pode ou não conter este mesmo filtro (consulte o fornecedor).

Este dispositivo possui dois elementos:

  • Higroscópico: Possui a característica de absorver água do ambiente, mantendo a umidade e a temperatura da via aérea, retirando o excesso de líquido.
  • Hidrofóbico: Barreira microbiológica. Este componente não interage com a água sendo insolúveis na mesma. (leia mais adiante).

Este dispositivo HMEF tem função semelhante ao do HME, sendo capaz também (em função da presença do filtro microbiológico) de proteger as linhas inspiratória e expiratória ao mesmo tempo. O elemento filtrante atua como barreira microbiológica.

Têm a mesma indicação de uso do HME.

O Filtro HMEF é considerado um Filtro Barreira, com função Higroscópica.

 * * *

O que é um dispositivo HEPA?

O termo HEPA é sigla de High Efficiency Particulate Air ou, em tradução livre, Filtragem de Partículas de Alta Eficiência (a sigla HEPA pode ser entendida, em português, como FPAE, filtro de partículas de alta eficiência).

Este dispositivo está na categoria dos filtros hidrofóbicos (barreira microbiológica), pois em geral são constituídos por membranas de fibra de vidro ou cerâmica e atuam como barreira mecânica na proteção do equipamento ventilatório, a fim de garantir que o ventilador mecânico não seja contaminado e, internamente, que seus componentes funcionem adequadamente.

 * * *

O que é um Filtro Barreira Eletrostático?

O que diferencia o filtro Barreira dos dispositivos HME e HMEF é o fato de o Filtro Barreira não possuir o elemento Higroscópico. Ou seja, o Filtro barreira não realiza troca de calor e umidade exerce apenas função Hidrofóbica, pois possui barreira microbiológica.

Este dispositivo possui um elemento:

  • Hidrofóbico: Barreira microbiológica. Este componente não interage com a água sendo insolúveis na mesma. (leia mais adiante).

O Filtro Barreira NÃO É CONSIDERADO um dispositivo HME ou HMEF, pois não possui função Higroscópica.

 * * *

RESUMO:

  • Filtro HME: dispositivo trocador de calor e umidade que pode conter ou não barreira microbiológica; Proteção do paciente.
  • Filtro HMEF: dispositivo trocador de calor e umidade com poder de filtração (possui barreira microbiológica). Proteção do paciente.
  • HEPA: dispositivo para retenção de partículas (barreira mecânica). Proteção do equipamento.
  • FILTRO BARREIRA (ELETROSTÁTICO): dispositivo para barreira microbiológica. Proteção do paciente.

 

Está com dúvidas? encaminhe mensagem para conexao@conexaohomecare.com

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade
%d bloggers like this: