Manejo de Demência na Atenção Domiciliar

Home Notícias Manejo de Demência na Atenção Domiciliar
Manejo de Demência na Atenção Domiciliar

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) a demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, raciocínio, concentração, aprendizado, realização de tarefas complexas, julgamento, linguagem e habilidades visuais-espaciais. Essas alterações podem ser acompanhadas por mudanças no comportamento ou na personalidade (sintomas neuropsiquiátricos).

Os prejuízos, necessariamente, interferem com a habilidade no trabalho ou nas atividades usuais, representam declínio em relação a níveis prévios de funcionamento e desempenho e não são explicáveis por outras doenças físicas ou psiquiátricas. Muitas doenças podem causar um quadro de demência. Segundo a ABRAz, entre as várias causas conhecidas, a Doença de Alzheimer é a mais frequente.

Essa é uma realidade muito presente no perfil de pacientes sob Assistência Domiciliar e saber como lidar com essas condições de forma segura, garantindo qualidade de vida para o doente e para a família é imprescindível.

A XIII edição do Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar (SIBRAD) traz esse tema à discussão na programação de Pré-Simpósio do evento. Coordenado pela médica Dra. Ana Laura de Figueiredo Bersani, do Hospital Israelita Albert Einstein, o pré-simpósio pretende discutir:

  • Diferentes fases de demência e distúrbios comportamentais;
  • Desafios, barreiras e demandas sociais do idoso com demência;
  • Terminalidade no domicílio;
  • Aspectos jurídicos no cuidado do idoso com demência (interdição/testamento Vital);
  • Abordagem da sobrecarga e estresse no cuidado de pacientes com demência;
  • A tecnologia como ferramenta de apoio na atenção domiciliar;
  • Oportunidades de telereabilitação;
  • Visita Monitorada na Central de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein.

Para mais informações sobre o Pré-Simpósio SIBRAD acesse http://apps.einstein.br/SIBRAD/programacao.html

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.