MT: Home Care é inserido na Regulação do Estado

Home Notícias MT: Home Care é inserido na Regulação do Estado
MT: Home Care é inserido na Regulação do Estado

O Complexo Regulador Estadual do Estado do Mato Grosso, órgão responsável por responder as demandas de saúde em seus diferentes níveis e etapas do processo de assistência, enquanto um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde, passará a abrigar os processos relativos ao Home Care.

Durante iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado para entrega de medicamentos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a secretária adjunta de regulação, Maria Gabriela Boabaid Teixeira, comentou sobre a novidade.

De acordo com Gabriela a reestruturação do Complexo Regulador Estadual, que além da Central de Regulação Medica de Urgências do Samu, irá abrigar o Sistema de Regulação (Sisreg), a Central de Leitos Hospitalares, a Central Estadual de Alta Complexidade, Coordenação de Transplante, Tratamento Fora Domicilio (TFD), Home Care e exames de alta complexidade. O complexo será instalado em um novo prédio que será alugado em uma área de fácil acesso na região central de Cuiabá.

A secretária explica que a mudança é necessária para atender as portarias 1.010/2012 e 356/2000 do Ministério da Saúde, que estabelecem o Complexo Regulador que compõem as Centrais de Regulação que atuam nas áreas assistenciais inter-relacionadas e organizam a relação entre a oferta e demanda qualificando o acesso da população aos serviços de saúde no SUS.

“Na prática, a ação regulatória é definida como o processo de operacionalização, monitoramento e avaliação da solicitação de procedimentos, internações, exames, sendo realizada por equipe de profissional de saúde, que em seu observatório de regulação atendem além das questões clínicas, o cumprimento de protocolos estabelecidos para disponibilizar a alternativa assistencial mais adequada a cada caso”. Comenta Gabriela.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.