O Brasil tem 428 empresas de Home Care  

Home Notícias O Brasil tem 428 empresas de Home Care  
O Brasil tem 428 empresas de Home Care   

59% das empresas de Home Care estão localizadas no Sudeste, espalhadas predominantemente no estado de São Paulo, que reúne 96 organizações. Dessas, apenas uma detém a maior abrangência estadual com presença em 4 estados. Os dados são do Caderno de Indicadores Conexão Home Care.

De 2013 a 2015 a quantidade de empresas devidamente enquadradas no CNES (cadastro nacional de empresas de saúde) mais que triplicou. A melhoria na disponibilidade das informações tem relação direta com o aperfeiçoamento dos processos de trabalho regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) junto às operadoras de planos de saúde.

Todas as operadoras foram orientadas pela ANS a realizarem o recadastramento de suas bases de prestadores de serviços, provendo a regularização CNES de muitos fornecedores de serviços de saúde que não detinham o registro.

Com essa regularização o CNES, que em 2013 somava 101 empresas, subiu o indicador para 311 empresas devidamente registradas nas categorias corretas.

Ainda assim nem todas as empresas estão enquadradas corretamente, há aquelas que ainda não têm registros e outras em categorias diferentes da assistência domiciliar.

Análise específica no Distrito Federal revelou que existe margem de erro ao considerar tão somente as 311 empresas enquadradas na categoria “Serviço de Atenção Domiciliar Isolado (Home Care)”, definido pelo CNES. O Caderno de Indicadores corrige essa distorção. O Conexão calculou e aplicou a margem de erro e com essa correção o número de empresas salta para 428 em todo o país.

Outra análise de dados revelou que apenas uma empresa no Brasil detém a maior capilaridade estadual, estando presente em quatro unidades da federação com unidades físicas estabelecidas.

Esses dados mostram que é importante as empresas manterem seus registros atualizados junto aos órgãos públicos e em especial no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. Para mais informações sobre atualização basta acessar o site do CNES/Datasus.

Leia o Caderno de Indicadores Conexão Home Care na íntegra. Para acessar o prospecto clique aqui.

 

indicadores_conexãohomecare

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.