Health by Conexão Home Care
Cotidiano Destaque Recursos Humanos

O impacto da “celetização” no Home Care

Em média, o impacto nos custos das folhas de pagamento será de 106,77%.

A tabela a seguir apresenta um comparativo entre os modelos de contratação por CLT versus a contratação de por intermédio de cooperativa, destacando as vantagens para o empregado/cooperado, principal parte interessada, os custos associados aos encargos sociais que incidem especialmente na contratação por CLT, condições de trabalho, valor do salário e jornada de trabalho.

A principal vantagens oferecida pela contratação por CLT está relacionada aos benefícios trabalhistas dos quais o empregado tem direito durante seu vínculo empregatício e também após um eventual desligamento. Em contrapartida, a geração de encargos sociais – necessários para pagar os benefícios trabalhistas – impactam diretamente no valor da remuneração líquida a que o empregado tem direito.

Já o salário de um cooperado chega a ser de 20% a 100% superior a de um empregado “celetista”, pois cooperativas não recolhem encargos sociais para o cooperado (exceto INSS) e por isso têm condições de melhor remunerá-lo. Na cooperativa o cooperado é como se fosse o principal administrador de seu próprio negócio, faz parte de uma sociedade cujo principal objetivo é a busca de trabalho para todos os seus associados

Ambas os tipos de contratações oferecem vantagens para o profissional. Confira tabela a seguir:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Tabela comparativo clt cooperativa

 

Related posts

Paraíba: Lei de Incentivo à Enfermagem no Home Care

Conexão Home Care

Prefeitura cancela pregão de Assistência Domiciliar

Conexão Home Care

Adicional de insalubridade não é devido no home care

3 comentários

vanda pereira de oliveira 23/04/2014 at 17:56

muito importante foca nisso poucas pessoas desconhece o que ela tem realmente direito e a empresa saber os custos que são cobrado pelos hospitais privado

Resposta
Bruna Leme 05/05/2014 at 19:23

O que foi descrito sobre cooperativas so fica no papel. Nunca vi vantagem em ser cooperado, pois o mesmo não tira férias, e pode ser substituído por outro profissional e sair sem direito algum, ou seja, com uma mão na frente e outra atrás. Apoio as empresas de home care contratar pela CLT.

Resposta
Joyce 04/07/2014 at 10:13

Bruna, achar que a CLT paga mais é uma ilusão. Paga-se mais, porém, desconta-se mais. No final das contas você será pago equivalente ao serviço que presta. O CLT também não te dá segurança de permanecer no seu trabalho. A demanda do home care é grande e sempre tem a possibilidade de você poder encaixar em outra escala, outro plantão. Ou seja, você só fica sem remuneração, sem trabalho se quiser. A CLT te dá férias? Se você souber administrar seu tempo, você tambem pode ter seu período de descanso, é só conversar e dar tempo para que o pessoal da escala consiga te substituir ou remanejar.
No atendimento domiciliar você pode conciliar vários trabalhos e a sua vida social, pois existe a flexibilidade das escalas, coisa que a CLT não te dá pois segue aquilo que é acordado no contrato.
As cooperativas não sobrecarregam seus cooperados com vários pacientes. você pode prestar assistencia humanizada ao seu paciente, estando com suporte 24h para ajuda-la nas intercorrências.

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade