Prevenindo acidentes domésticos com adultos

Prevenindo acidentes domésticos com adultos
Os adultos na longevidade estão entre aqueles que são mais suscetíveis a quedas dentro de casa.  Para se ter ideia, acidentes são a 5ª causa de morte entre os mais idosos e as QUEDAS, por exemplo, são responsáveis por dois terços destas mortes. Mas, pasmem, mais de 90% dos acidentes poderiam ser evitados.
Ainda segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do País ocorre com pessoas com mais de 60 anos. Desse índice, 75% das lesões ocorrem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura.
A maior parte desses acidentes (46%) acontece no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite. Há, ainda, o agravante de que a recuperação do idoso é mais difícil e, durante a convalescença, ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações.
Isso nos leva à afirmação de que adultos também devem ter cuidados dentro de casa, principalmente os idosos. Neste caminho, a prevenção é simples e implica algumas mudanças, entre elas:
  • Verificar se o piso por onde vai andar está molhado, úmido ou encerado
  • Cuidar para não andar só de meias ou usar chinelos e sapatos mal ajustados
  • Certificar-se de que não haja móveis no meio do caminho (gavetas abertas, por exemplo), principalmente entre o quarto e o banheiro
  • Evitar o uso de escadas com degraus de tamanhos diferentes
  • Evitar o uso de tapetes nos quartos, banheiros e em outros cômodos da casa
  • Certificar-se de manter uma boa iluminação nos ambientes
  • Evitar se colocar em pé em cima de um banco ou cadeira
  • Quando perceber alguma alteração nas condições de saúde, procurar um médico
  • Fazer um bom gerenciamento do uso de medicamentos, sob atenção médica
  • Corrigir soleiras das portas não niveladas com o chão

Estas são medidas simples e que ajudam a evitar acidentes domésticos. Um serviço que contribui para a prevenção de acidentes é o aplicativo Casa mais Segura, onde o próprio usuário avalia a residência e conhece os fatores de riscos que precisam de atenção.

 

Conheça o Casa mais Segura

Somos uma plataforma de saúde com soluções para a prevenção de acidentes domésticos, com abordagens multifatoriais.

Entregamos serviços que vão desde a análise ambiental da residência até a entrega de serviços médicos e multidisciplinares, online e na casa dos usuários, com foco no bem-estar e na qualidade de vida.

Nosso algoritmo analisa diferentes fatores de riscos para acidentes domésticos e indica o conjunto de soluções mais apropriado para ajudar na prevenção.

Acesse já.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.