Qual é o EBITDA da Assistência Domiciliar?

Home Notícias Qual é o EBITDA da Assistência Domiciliar?
Qual é o EBITDA da Assistência Domiciliar?

O EBITDA é um importante indicador financeiro de desempenho e performance da empresa, muito utilizado por empresas de capital aberto, por analistas de mercado e também por organizações e fundos de investimentos interessados em fazer aquisições de empresas. A sigla significa Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (do termo em inglês).

Em linhas gerais representa o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em conta os efeitos financeiros e de impostos. É comumente utilizado para comparar as empresas quanto à eficiência dentro de um determinado segmento de mercado. É como se reuníssemos duas ou mais empresas de assistência domiciliar e comparássemos o quanto uma é mais ou menos eficiente em relação às demais.

O indicador consegue mostrar se uma empresa conseguiu ser mais eficiente ou aumentar sua produtividade de um ano a outro.

Naturalmente deve ser utilizado em conjunto com outros indicadores, pois como qualquer outro, de maneira isolada pode dar a falta ideia sobre a efetiva liquidez da empresa.

O comportamento médio desse indicador do mercado da Assistência Domiciliar ainda é desconhecido. Para se ter uma ideia, a Med-Lar, empresa de Home Care e de capital aberto que encerrou recentemente as atividades, contabilizava antes do seu encerramento uma margem Ebitda negativa de 98,3%, situação agravada pelas condições que a afetaram. Comparativamente a empresa acumulava no último trimestre de 2014 margem negativa de 39,3%, e no último trimestre de 2013 positiva em 29,0%.

Em tempos de crise econômica identificar os indicadores de performance e desempenho da empresa pode ser uma oportunidade de colocá-la à oferta de investidores interessados no segmento da assistência domiciliar.

A seguir é ilustrado o demonstrativo financeiro do 1º Trimestre/2015 da Med-Lar aonde pode ser observado o cálculo da margem Ebitda, confira.

Clique na imagem para ampliar.

 

Med-Lar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.