Tecnologias que ajudam os idosos a viverem melhor

Home Notícias Tecnologias que ajudam os idosos a viverem melhor
Tecnologias que ajudam os idosos a viverem melhor

Aos 81 anos de idade, Marlene Fasano, ou Dona Marla, é uma jovem, simpática e otimista senhora. Advogada, ela se recusa a ser chamada de idosa e prefere dizer que está na “melhor idade. Depois de mais de 60 anos casada, a perda do seu grande companheiro ainda é recente. Entretano, ela não gosta de ser chamada de viúva. Dona Marla se considera apenas temporariamente “separada por Deus”. E, diante desta nova fase da vida, decidiu continuar morando sozinha.

O apoio da família foi essencial, mas a indicação que a mãe e a tia lhe deram sobre uma tecnologia que já faz muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa foi decisiva para que todos concordassem com a decisão: a “telemedicina”.

“Não é para a pessoa idosa. É para a pessoa sozinha. Às vezes tem um ‘piripaque’, né…”, explica Dona Marla.

A segurança para ficar sozinha vem de um aparelho instalado junto à sua linha telefônica. Através de uma pulseira, caso Dona Marla sinta qualquer coisa fora do normal, basta pressionar um botão para que ela seja rapidamente assistida.

“É uma tecnologia simples, muito eficaz e que não tem nenhuma contra-indicação. Ela só agrega a tudo que a pessoa já tem. A pessoa pode ter um bom plano de saúde, um bom enfermeiro em casa ou um acompanhante, mas nem sempre estas pessoas estão ao lado dela em uma situação de emergência, porque ela não tem hora para acontecer”, explica Flávio Matta, diretor comercial da TeleHelp.

O funcionamento do sistema é realmente simples. Através de radiofrequência, a pulseira envia um sinal para o aparelho que automaticamente realiza uma chamada telefônica para a central de atendimento. Em seguida, familiares são avisados sobre o ocorrido. Se preferir, a paciente pode tirar dúvidas com um médico ou, se necessário, uma ambulância é enviada para o local.

ASSISTA VÍDEO NA ÍNTEGRA

..

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.