Health by Conexão Home Care
+ Notícias Regulamentação

TJDF: Cláusula que Limita ou Exclui Home Care é Nula

Acórdão do TJDF acessar concluiu que cláusula contratual que exclui ou limita a cobertura do tratamento de “home care” é nula de pleno direito, uma vez que gera desequilíbrio entre as partes, em atenção aos princípios da boa-fé e da dignidade da pessoa humana.

No parecer o TJDF cita assentamento do STJ destacando que o plano de saúde pode estabelecer as doenças que terão cobertura, mas não o tipo de tratamento utilizado para a cura de cada uma delas.

Nesse sentido, indicado o tratamento domiciliar por médico, a negativa de custeio, mesmo fundamentada em exclusão contratual, colocaria em risco a contratação, despontando como abusiva.

Não obstante o fato de o contrato entre as partes não prever a cobertura ou que a legislação aplicável ao caso não obrigue a prestação de assistência domiciliar, é entendimento de que a recusa no custeio de “home care” aflora como abusiva.

Isso porque, considerando que a enfermidade que acomete o beneficiário não está excluída de tratamento, nos termos do contrato, negar a internação domiciliar importaria negar a própria proteção contratual.

O Tribunal, entretanto, fez destacar que o serviço de internação domiciliar (home care) pode ser utilizado em substituição à internação hospitalar, desde que observados certos requisitos como a indicação do médico assistente, a concordância do paciente e a não afetação do equilíbrio contratual nas hipóteses em que o custo do atendimento domiciliar por dia supera o custo diário em hospital.

Related posts

Simpósio em Saúde Quântica em Minas Gerais

COFFITO normatiza a atuação da Fisioterapia na Atenção Domiciliar

Conexão Home Care

Saúde do Piauí incentiva implantação de Atenção Domiciliar

Conexão Home Care

1 comentário

Rosangelaewald 04/01/2019 at 07:54

Porque planos não de saúde não custeia, técnicos de home care nas internações dentro da internação do hospital
,Acho Isso um erro pois a família não tem condições de acompanhar o idosos por causa de situações de saúde

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade