Health by Conexão Home Care
Cotidiano Tecnologia

Tornando mais divertido o atendimento domiciliar

Você já pensou em tornar mais divertido o atendimento domiciliar? 

Os videogames estão revolucionando cada vez mais a forma como os profissionais abordam os cuidados com a saúde, especialmente os profissionais da . O especialista e fisioterapeuta Rubens Guimarães aborda, a seguir, como o Nintendo Wii® e seu acessórios convidam famílias inteiras a se divertirem, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes dos seus níveis de .


 Por Rubens Guimarães, Fisioterapeuta, Crefito 2/85588-F.

Não há limite para novas descobertas, mesmo que seja na velhice. O termo envelhecimento é usado para se referir a um processo ou conjunto de processos que ocorrem em organismos vivos e que com o passar do tempo levam a uma perda de adaptabilidade, deficiência funcional e finalmente, a morte (1). O prolongamento da vida é uma aspiração de qualquer sociedade, mas, no entanto, só pode ser considerado como uma real conquista na medida em que se agregue qualidade aos anos adicionais de vida (2).

Referindo-se ao idoso, o atendimento domiciliar insere-se dentro de um modelo gerontológico que visa, na medida do possível, a reinserir o idoso na comunidade, preservando ao máximo sua autonomia e buscando a recuperação de sua independência funcional, além dos potenciais benefícios da diminuição das reinternações e dos custos hospitalares; a redução do risco de infecção hospitalar; a manutenção do paciente no núcleo familiar e o aumento da qualidade de vida deste e de seus familiares (3).

Dentro desse modelo gerontológico, a Fisioterapia exerce um papel fundamental. Os exercícios fisioterapêuticos é o treinamento sistemático e planejado de movimentos corporais, posturas ou atividades físicas com a intenção de proporcionar ao paciente meios de tratar ou prevenir comprometimentos; melhorar; restaurar ou aumentar a função física; evitar ou reduzir fatores de risco relacionados à saúde; otimizar o estado de saúde geral; o preparo físico ou a sensação de bem-estar (1).

Intervenções mais eficazes baseiam-se na identificação precoce dos idosos com maior risco de quedas decorrentes ou não de alguma doença, da adequação do espaço físico bem como da prática regular de atividade física (4).

Devido à preocupação em manter o interesse do paciente em atividades físicas e reabilitação, tem crescido o número de pesquisas relacionadas à tecnologia na área da saúde, e dentre elas a realidade virtual com uso de videogame. Por meio da realidade virtual permite-se que os pacientes interajam com uma realidade tridimensional simulado em tempo real e de maneira natural e realista, tendo como vantagem proporcionar a chance de repetição intensiva de tarefas com resposta imediata, permite confrontar em diferentes níveis de dificuldade na própria realização da tarefa e de aumentar a interação dinâmica do paciente com a dupla-tarefa, por ressaltar aspectos de informação em tempo real (5).

 

Você já pensou em tornar mais divertido o atendimento domiciliar?

A palavra “lúdico” vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte (1)

O Nintendo Wii® e seu acessório, a plataforma chamada Balance Board, entre 2006 e 2008, surgiram convidando famílias inteiras a se divertirem em casa ao mesmo tempo que se tornavam mais conscientes dos seus níveis de boa forma (6). É um videogame inovador, lançado no Japão e que dispõe de um controle via wireless com sensores de aceleração e que podem responder às mudanças de direção e velocidade, capturando e reproduzindo na projeção o movimento gerado pelo participante (7).

Na literatura, vários são os benefícios da utilização do Nintendo® Wii na Fisioterapia, como ferramenta terapêutica. Incluem as correções da postura e do equilíbrio (melhora do controle postural), o aumento da capacidade de locomoção, melhora da força muscular e amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores, além de melhorar a autoconfiança e motivação do paciente (8) (9).

Já com relação aos benefícios nas variáveis cardiorrespiratórias em portadores de DPOC (PA, FR, FC, SatO2), ainda precisam mais estudos, pois variam desde o resultado de poucas alterações com o seu uso (10), à conclusão que exercício moderado com a utilização do Nintendo Wii® pode ser seguro, divertido e viável a sua aplicação, sendo um coadjuvante nos pacientes durante a reabilitação pulmonar, e após, promovendo o encorajamento para manterem suas atividades físicas (11).

Mais pesquisas científicas deverão ser realizadas, mas o uso do Nintendo Wii® é uma opção alternativa e divertida, auxiliando no tratamento fisioterapêutico aos idosos em atendimento domiciliar.

 

Rubens Guimarães é fisioterapeuta (CREFITO – 2/85588-F) com atuação na Assistência Domiciliar no Rio de Janeiro, Pós-graduado em Geriatria e Gerontologia na UNATI/UERJ, Integrante do SINFITO-RJ.

 

“Não me pergunte sobre a minha, porque tenho todas as idades. Eu tenho a idade da infância, da adolescência, da maturidade e da velhice”. Cora Coralina

 


Referências:

1 – Mendonça T.C., Macedo A.B. A Importância do Lúdico Durante o Tratamento Fisioterapêutico em Pacientes Idosos com Déficit Cognitivo – Estudo de Caso. Revista Eletrônica “Saúde CESUC” – Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano I, Nº 01 – 2010;

2 – Veras, Renato. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev. Saúde Pública. 2009, vol.43, n.3;

3 – Floriani, C. A., Schramm F. R. Atendimento Domiciliar ao Idoso: Problema ou Solução? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(4):986-994, jul-ago, 2004;

4 – Mazo G.Z., Liposcki D.B., Ananda C., E Prevê D. Condições de Saúde, Incidência de Quedas e Nível de Atividade Física dos Idosos. Rev. bras. fisioter.; São Carlos, v. 11, n. 6, p. 437-442, nov./dez. 2007;

5 – Luciana M. P. Santos, José M. Montiel, Juliana F. Cecato, Daniel Bartholomeu, Flávia O. Aramaki, Felipe Mendes, José E. Martinelli. O Videogame Como Ferramenta na Melhora de Marcha e Equilíbrio em Pacientes com Doença de Parkinson. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.13, n.1, p. 28-38, 2013;

6 –https://www.nintendo.pt/A-empresa/Historia-da  Nintendo/Historia-da-Nintendo-625945.html);

7 – www.nintendo.com/Wii;

8 – Sousa, F. H. Uma revisão bibliográfica sobre a utilização do Nintendo® Wii como instrumento terapêutico e seus fatores de risco. Revista Espaço Acadêmico. Nº 123, agosto de 2011;

9 – Molina et al. Virtual Reality Using Games For Improving Physical Functioning In Older Adults: A Systematic Review. Journal of Neuro Engineering and Rehabilitation 2014, 11:156.

10 – Garmatz, Eduardo; Silva, Andrea Lucia G. da; Carvalho, Lisiane Lisboa; Classen, Carla; Baldissera, Giovana Giacomini; Cruz, Daniel Fernando; Carvalho, Taciana Guterres; Fleig, Tania Cristina M. Terapia com Nintendo Wii em Reabilitação Pulmonar para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Rev. Bras. Fisioter., vol.16, n.Suppl., p.428-428, 2012.

11 – Wardini R, Dajczman E, Yang N, Baltzan M, Préfontaine D, Stathatos M, Marciano H, Watson S, Wolkove N. .Using a Virtual Game System to Innovate Pulmonary Rehabilitation: Safety, Adherence and Enjoyment in Severe Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Can Respir J. 2013 Sep-Oct;20(5):357-61.

Publicações relacionadas

O que faz uma empresa ser Admirada?

Conexão Home Care

Empresas de Home Care se concentram em São Paulo

Conexão Home Care

Qual é o EBITDA da Assistência Domiciliar?

Conexão Home Care

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais.

Política de Cookies e Privacidade
%d bloggers like this: