Uber para idosos e pessoas com deficiência

Home Notícias Uber para idosos e pessoas com deficiência
Uber para idosos e pessoas com deficiência

Idosos e pessoas com deficiência podem agora ser beneficiadas pelos serviços de transporte do Uber em muitas cidades americanas. As recém lançadas plataformas UberWAV e UberASSIST oferecem serviços de transporte especificamente para idosos e pessoas com deficiência.

A plataforma permite que aqueles que necessitam de uma “mão extra” ou veículos com acesso a cadeira de rodas (WAV), por exemplo, possam agora solicitar passeios seguros e confiáveis, ao toque de um botão.

Os novos serviços preenchem várias lacunas cruciais no atual sistema de transporte de algumas cidades, especialmente para pessoas idosas e aquelas com algum tipo de deficiência que limite o deslocamento. “Estamos tentando fornecer opções de transporte adicionais” comenta Chris Ballard, gerente geral da Uber em San Diego (EUA).

 

Como funciona

Os indivíduos acessam os serviços da mesma forma como seria um passeio no Uber padrão, via o aplicativo de smartphone da empresa, só que agora eles vão selecionar “UberWAV” no ícone do veículo. O UberWAV permite aos usuários selecionarem um veículo com base em suas necessidades, escolhendo entre duas opções: UberWAV ou UberASSIST.

Os condutores de veículos UberWAV são especialmente autorizados pela Uber. Conhecedora das necessidades de acessibilidade a empresa assegura que os veículos ofereçam acesso para cadeiras de rodas com uma rampa ou elevador hidráulico para o transporte.

Já o UberASSIST, por outro lado, é projetado para assistência adicional às pessoas mais idosas ou com deficiência. Os condutores dos veículos UberASSIST são treinados especificamente para auxiliar os clientes, acomodar e dobrar cadeiras de rodas, andadores, scooters ou outros dispositivos e equipamentos de mobilidade.

 

Mobility Ventures LLC MV-1 LX

Mais perto de você

Para fazer essas ofertas de serviços com acessibilidade nas cidades com concentração de pessoas idosas e pessoas com deficiência a Uber fez uma parceria com uma organização sem fins lucrativos que presta serviços a este público, assim ajudando-os a manterem a sua independência.

Antes de lançar os serviços, a empresa conversou com vários membros das comunidades para entender e descobrir os “pontos problemáticos” e as opções de transporte atualmente disponíveis.

“Em alguns casos, é preciso estar 24 horas disponível para o cliente”, comenta o gerente. “Para quebrar essa barreira, estamos buscando uma opção on-demand, onde podemos oferecer esse mesmo serviço em 15 minutos.”

Com o UberASSIST, os motoristas de menor custo, da divisão UberX, receberam treinamento de representantes de empresas especializadas no atendimento a esse tipo de cliente, bem como requisitos de conhecimentos e de segurança necessários para as pessoas com necessidades de acessibilidade.

Quanto ao preço, considerando uma população idosa que lida com rendimentos fixos, as taxas para UberWAV são cerca de 30% mais baratos do que as opções de transporte existentes na cidade de San Diego, por exemplo.

No Brasil o lançamento destes serviços de acessibilidade ainda deve aguardar as discussões do Governo brasileiro em torno do assunto. No Distrito Federal, onde o serviço já conta com o apoio do GDF, de entidades e da população deverá ser mais rápida a implantação.

Atualmente o Uber presta serviços em mais de 200 cidades em 45 países do mundo. Em 16 de setembro a empresa foi avaliada em mais de US 15 bilhões, de acordo com o The New York Times.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.